Infância e mídia: breve revisão de um campo em disputa

Autores

  • Renata Oliveira Tomaz UFRJ

DOI:

https://doi.org/10.22409/contracampo.v35i3.919

Palavras-chave:

Revisão de literatura, Mídia e infância, Estudos da Infância

Resumo

O objetivo deste artigo é identificar as principais perspectivas a partir das quais a infância vem sendo compreendida enquanto construção social na sua relação direta com a mídia. O trabalho consiste no levantamento da produção acadêmica, nos últimos dez anos, através de consultas no Portal de Periódicos da Capes e na Plataforma Scielo. De acordo com o levantamento realizado, as análises que investigam a relação entre mídia e infância indicam que os elementos constituintes da infância são fabricados pelas sociedades por meio de verdades que não são desveladas e sim produzidas nas disputas simbólicas.

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Biografia do Autor

Renata Oliveira Tomaz, UFRJ

Doutoranda em Comunicação e Cultura, na linha de pesquisa Mídia e Mediações Socioculturais, com Bolsa Faperj Aluno Nota 10, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, onde concluiu o mestrado (2011) e a graduação em Jornalismo (2004). Membro do corpo de colaboradores da revista ECO-Pós e estagiária docente na Escola de Comunicação da UFRJ. Tem experiência profissional na área de Comunicação, em mídia impressa, online e eletrônica. Os interesses de pesquisa se concentram nas áreas de infância, juventude, subjetividades contemporâneas, culturas urbanas, maternidade e mídia.

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Publicado

2016-12-22