A cotidianidade do cinema
DOI:
https://doi.org/10.22409/contracampo.v36i3.1002Palavras-chave:
Cinema brasileiro, Exibição cinematográfica, Sociabilidade urbana, Diário. Laguna-SC.Resumo
Neste ensaio, explora-se os efeitos do cinema na vida cotidiana, partindo de uma reflexão sobre o cinema brasileiro das décadas de 1950 e 1960, em seus aspectos de produção, distribuição e exibição, captado mediante as experiências de uma moradora da cidade de Laguna, Santa Catarina. Dona Betinha, por 18 anos manteve um diário onde registrou 805 idas ao cinema, das quais 69 foram para assistir à produções nacionais, em duas salas de rua da cidade: o Cine Mussi e o Cine Roma. Coloca-se o problema de pensar o cinema que existiu como parte da vida cotidiana do público, que estendeu-se como acontecimento na cidade, motor de sociabilidade, e que é presente enquanto memória.
Downloads
Referências
ANCINE. Salas de Exibição: Mapeamento. Rio de Janeiro, 2011. Disponível em: <http://oca.ancine.gov.br/sites/default/files/publicacoes/pdf/Mapeamento_SalasExibicao_2010.pdf> Acesso em 10/12/2011.
_______. Anuário Estatístico do Cinema Brasileiro: 2015. Rio de Janeiro, 2015. Disponível em: < http://oca.ancine.gov.br/sites/default/files/publicacoes/pdf/anuario_2015.pdf>. Acesso em 28/02/2017.
ANDERSON, Perry. Considerações sobre o marxismo ocidental: nas trilhas do materialismo histórico. São Paulo: Boitempo, 2004.
BAMBA, Mahomed. A recepção cinematográfica: teoria e estudos de casos. Salvador : EDUFBA, 2013.
BENJAMIN, Walter. O colecionador. In: Passagens. Belo Horinzonte: Editora da UFMG, 2006.
_______. O Narrador. In: Textos escolhidos. São Paulo: Abril Cultural, 1983.
BERNARDET, Jean Claude. Cinema brasileiro: proposta para uma história. São Paulo: Companhia das Letras, 2009.
CERTEAU, Michel de. Relatos do Espaço. In: A invenção do cotidiano. Vol 1. Petrópolis: Vozes, 1994.
CHARTIER, Anne-Marie; HÉBRARD, Jean. A invenção do cotidiano: uma leitura, usos. Proj. História. São Paulo (17), nov. 1998.
FELLINI, Federico. Fazer um filme. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2004.
GOMES, Angela de Castro. A título de prólogo. In: Escrita de si, escrita da história. São Paulo: Fundação Getúlio Vargas, 2004.
LEFEBVRE, Henri. A vida cotidiana no mundo moderno. São Paulo: Ática, 1991.
LE GOFF, Jacques. Historia e memória. 5 ed. Campinas: Ed. da Unicamp, 2003.
LEITE, Sidney Ferreira. Cinema brasileiro: das origens à Retomada. São Paulo: Fundação Perseu Ábramo, 2005.
LUKÁCS, Georg. Narrar ou descrever? In: Ensaios sobre literatura. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1965.
MANEVY, Alfredo. Uma sala de cinema pode (ainda) mudar o mundo. In: Mídia Ninja [Site]. 25/04/2017. Disponível em: <http://midianinja.org/alfredomanevy/uma-sala-de-cinema-pode-ainda-mudar-o-mundo/>. Acesso em 25/04/2017.
NETO, Antônio Leão da Silva. Dicionário de Filmes Brasileiros. São Paulo: [ed. do autor], 2002.
NORONHA, Jurandyr. Panorama do Cinema Brasileiro. [Documento em vídeo 35mm]. INC, 1968.
NUNOMURA, Eduardo; MEDEIROS, Jotabê; SANCHES, Pedro Alexandre. O milagre do cinema brasileiro. Carta Capital. 20/12/2016. Dispnível em: <http://www.cartacapital.com.br/revista/931/o-milagre-do-cinema-brasileiro>. Acesso em 20/12/2016.
POZZO, Renata Rogowski. O cinema na cidade: uma cartografias as antigas salas de cinema de Laguna. Florianópolis: DIOESC, 2016.
_______. Uma geografia do cinema brasileiro: bloqueios internacionais: contradições internas. Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Programa de Pós-graduação em Geografia. Florianópolis, 2015.
RAMPIM, João Felipe Lopes. O Colecionar, a Arte, a Técnica e a História: Walter Benjamin sobre Eduard Fuchs. Anais do seminário dos estudantes de pós-graduação em filosofia da UFSCar. 2014. Disponível em: <http://www.ufscar.br/~semppgfil/wp-content/uploads/2012/05/21-João-Felipe-Lopes-Rampim.pdf>. Acesso em 10/10/2016.
RICOEUR, Paul. Memória, história, esquecimento. Hautign Memories? History in Europe after Authoritamianism. Budapeste, 2003. Disponível em: <http://www.uc.pt/fluc/lif/publicacoes/textos_disponiveis_online/pdf/memoria_historia>. Acesso em 10/11/2016.
SILVA, Dafne Pedroso; BONIN, Jiani Adriana. A recepção de cinema nas mostras itinerantes organizadas pelo Cineclube Lanterninha Aurélio. In: BAMBA, Mahomed. A recepção cinematográfica: teoria e estudos de casos. Salvador : EDUFBA, 2013.
STAM, Robert. Film theory: an introduction. New York: Balckwell Publishers, 2000.
VAZ, Toninho. O rei do cinema: a extraordinária história de Luiz Severiano Ribeiro. Rio de Janeiro: Record, 2008.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores retêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de publicar o seu trabalho pela primeira vez sob a licença Creative Commons (CC-BY), que permite o intercâmbio de obras e reconhecimento de autoria na revista.