"Madonna, Guerreira como Cuba"

Autores

  • Thiago Soares Universidade Federal de Pernambuco
  • Mariana Lins Lima Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

DOI:

https://doi.org/10.22409/contracampo.v0i0.1070

Palavras-chave:

música pop, globalização, consumo, cultura de fãs, Madonna

Resumo

A partir das práticas do principal fã da cantora norte-americana Madonna em Cuba, investiga como sujeitos cubanos lidam com a presença de ícones da cultura pop anglófila na ilha. Aponta-se um conjunto de tensões sobre a presença de objetos de fãs no país socialista desvelando um modo particular de globalização que parece negociar os fluxos do capital transnacional com a singularidade do regime de Estado cubano. Demarca-se, a partir da memória do fã, um itinerário que nos leva ao programa de televisão Colorama, uma espécie de “MTV cubana”. Postula-se que o consumo cultural de artefatos de Madonna na ilha pode ser percebido como uma dinâmica de resistência, negociação e solidariedade de comunidades de fãs que se conectam através da rede social Facebook.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Thiago Soares, Universidade Federal de Pernambuco

Professor do Programa de Pós-graduação em Comunicação da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Mariana Lins Lima, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Mestra em Comunicação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Referências

APPADURAI, Arjun. Modernity at Large. Minneapolis: University of Minnesota Press, 1997.

BOWN, Matthew Cullerne & TAYLOR, Brandon (orgs.). Art of the Soviets - Painting, Sculpture and Architecture in a One-Party State, 1917-1992. Manchester: 1993.

CANCLINI, Nestor García. Diferentes, Desiguais e Desconectados. Rio de Janeiro: Editora da UFRJ, 2009.

CHOMSKY, Aviva. História da Revolução Cubana. São Paulo: Veneta, 2015.

FEINBERG, Richard E. New Cuban Economy. Washington: Brooking, 2012.

GUILIAN, Joel. Colorama, Un Programa Musical Juvenil. Portal de La Televisión Cubana. Havana, 2013. Disponível em: . http://www.tvcubana.icrt.cu/seccion-entre-tu-y-yo/1106-colorama-un-programa-musical-juvenil

NUNES, João Arriscado. Teoria Crítica, Cultura e Ciência: Os Espaços e os Conhecimentos da Globalização. In: SOUZA SANTOS, B. de (org). A Globalização e As Ciências Sociais. 4.ed. São Paulo: Cortez, 2011. p. 301-344.

PEIDRO, Camilo. Televisión Cubana: Radio con Imagenes. Portal Cubanet. Havana, setembro de 2013. Disponível em: https://www.cubanet.org/otros/television-cubana-radio-con-imagen/

SALLES, Evandro. Gráfica Utópica: Arte Gráfica Russa 1904-1942. Rio de Janeiro: CCBB, 2002 (catálogo da exposição).

SOUZA SANTOS, Boaventura de (org). A Globalização e As Ciências Sociais. 4.ed. São Paulo: Cortez, 2011.

SUAREZ, Oscar. Marta Pita, productora de Colorama, cuenta cómo burló la censura musical en Cuba. Blog Universo Increible. Miami (EUA), novembro de 2014. Disponível em: http://blog.universoincreible.com/marta-pita-productora-de-colorama-cuenta-como-burlo-la-censura-musical-en-cuba-video-interview/.

VILLAÇA, Mariana Martins. O Instituto Cubano del Arte e Industria Cinematográficos (ICAIC) e a política cultural em Cuba (1959-1991). Tese de doutorado em História Social. São Paulo, 2006. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8138/tde-06112006-174750/en.php.

Publicado

2018-04-30