"Madonna, Guerreira como Cuba"

Autores/as

  • Thiago Soares Universidade Federal de Pernambuco
  • Mariana Lins Lima Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

DOI:

https://doi.org/10.22409/contracampo.v0i0.1070

Palabras clave:

música pop, globalização, consumo, cultura de fãs, Madonna

Resumen

A partir das práticas do principal fã da cantora norte-americana Madonna em Cuba, investiga como sujeitos cubanos lidam com a presença de ícones da cultura pop anglófila na ilha. Aponta-se um conjunto de tensões sobre a presença de objetos de fãs no país socialista desvelando um modo particular de globalização que parece negociar os fluxos do capital transnacional com a singularidade do regime de Estado cubano. Demarca-se, a partir da memória do fã, um itinerário que nos leva ao programa de televisão Colorama, uma espécie de “MTV cubana”. Postula-se que o consumo cultural de artefatos de Madonna na ilha pode ser percebido como uma dinâmica de resistência, negociação e solidariedade de comunidades de fãs que se conectam através da rede social Facebook.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Thiago Soares, Universidade Federal de Pernambuco
    Professor do Programa de Pós-graduação em Comunicação da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
  • Mariana Lins Lima, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
    Mestra em Comunicação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Referencias

APPADURAI, Arjun. Modernity at Large. Minneapolis: University of Minnesota Press, 1997.

BOWN, Matthew Cullerne & TAYLOR, Brandon (orgs.). Art of the Soviets - Painting, Sculpture and Architecture in a One-Party State, 1917-1992. Manchester: 1993.

CANCLINI, Nestor García. Diferentes, Desiguais e Desconectados. Rio de Janeiro: Editora da UFRJ, 2009.

CHOMSKY, Aviva. História da Revolução Cubana. São Paulo: Veneta, 2015.

FEINBERG, Richard E. New Cuban Economy. Washington: Brooking, 2012.

GUILIAN, Joel. Colorama, Un Programa Musical Juvenil. Portal de La Televisión Cubana. Havana, 2013. Disponível em: . http://www.tvcubana.icrt.cu/seccion-entre-tu-y-yo/1106-colorama-un-programa-musical-juvenil

NUNES, João Arriscado. Teoria Crítica, Cultura e Ciência: Os Espaços e os Conhecimentos da Globalização. In: SOUZA SANTOS, B. de (org). A Globalização e As Ciências Sociais. 4.ed. São Paulo: Cortez, 2011. p. 301-344.

PEIDRO, Camilo. Televisión Cubana: Radio con Imagenes. Portal Cubanet. Havana, setembro de 2013. Disponível em: https://www.cubanet.org/otros/television-cubana-radio-con-imagen/

SALLES, Evandro. Gráfica Utópica: Arte Gráfica Russa 1904-1942. Rio de Janeiro: CCBB, 2002 (catálogo da exposição).

SOUZA SANTOS, Boaventura de (org). A Globalização e As Ciências Sociais. 4.ed. São Paulo: Cortez, 2011.

SUAREZ, Oscar. Marta Pita, productora de Colorama, cuenta cómo burló la censura musical en Cuba. Blog Universo Increible. Miami (EUA), novembro de 2014. Disponível em: http://blog.universoincreible.com/marta-pita-productora-de-colorama-cuenta-como-burlo-la-censura-musical-en-cuba-video-interview/.

VILLAÇA, Mariana Martins. O Instituto Cubano del Arte e Industria Cinematográficos (ICAIC) e a política cultural em Cuba (1959-1991). Tese de doutorado em História Social. São Paulo, 2006. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8138/tde-06112006-174750/en.php.

Publicado

2018-04-30