Show tributo como catarse coletiva: a presentificação dos atentados
DOI:
https://doi.org/10.22409/contracampo.v37i3.19474Palavras-chave:
midiatização1, circulação2, Imagem3.Resumo
Na ambiência da midiatização verifica-se a potencialização dos protocolos sociosemiotécnicos que consolidam imagens exógenas em nosso imaginário coletivo. Tais imagens, como as vistas no jornalismo ou em espaços de atores sociais midiatizados, tendem a acionar memórias. E é exatamente a relação entre música, imagens e memória que este artigo visa investigar. O foco está nos shows tributo realizados, de forma cíclica, quanto aos atentados terroristas. Nossa pergunta de partida é: em que medida os shows tributo se transformam em estratégia performática de eternização dos atentados? Para responder tal questão partimos para uma análise de casos múltiplos: o Concert for New York (2001), o show da banda U2 for Paris (2015) e o show One Love Manchester de Ariana Grande (2017).
Downloads
Referências
BELTING, Hans. O fim da história da arte: uma revisão dez anos depois. São Paulo: Cosac Naify, 2006.
BRAGA, Jose Luiz. “Circuitos versus Campus”. In: JANOTTI JR, J; MATTOS, M A; JACKS, N. Mediação& Midiatização. Salvador: EDUFBA, Brasília COMPOS, 2012. p.31-52.
BRAGA, Jose Luiz; FERREIRA, Jairo; FAUSTO NETO, Antonio.; GOMES, Pedro Gilberto. (orgs). Dez Perguntas para a produção de conhecimento em comunicação. São Leopoldo: Unisinos, 2013.
BRAGA, José Luiz. Sobre a mediatização como processo interacional de referência. In: Anais da 15 º Encontro Anual da Compós – Associação Nacional dos Programas de Pós-graduação em Comunicação. Bauru: UNESP, 2006. Disponível em: <http://www.midiaticom.org/jose-luiz-braga-mediatizacao-como-processo-interacional-de-referencia/> Acesso em: 10 jul. 2017.
BLACKING, John. Música, cultura e experiência. In: Cadernos de Campo. Vol 16. Nº 16. São Paulo: USP, 2007. Disponível em: <http://revistas.usp.br/cadernosdecampo/article/view/50064> Acesso em 10 jul. 2017.
FERREIRA, Jairo. Midiatização: dispositivos, processos sociais e de comunicação. IN: Revista E-compós. Vol. 10, 2007. Disponível em: <http://www.compos.org.br/seer/index.php/e-compos/article/viewFile/196/197> Acesso em: 20 ago. 2016.
FERREIRA, Jairo; ROSA, Ana Paula da. Midiatização e poder: a construção de imagens na circulação intermidiática. IN: TEMER, Ana Carolina Rocha Pessoa (org) Mídia, Cidadania & Poder. Goiânia: Facomb/FUNAPE, 2011.
HOMAN, Shane. Access All Eras: Tribute Bands and Global Pop Culture: Tribute Bands and Global Pop Culture. McGraw-Hill Education (UK), 2006.
JANOTTI JÚNIOR, Jeder; SOARES, Thiago. O videoclipe como extensão da canção: apontamentos para análise. IN: Revista Galáxia, n. 15, p. 91-108, jun. 2008.
JANOTTI JÚNIOR, Jeder; LIMA, Tatiana Rodrigues, PIRES, Victor (orgs). Dez anos a mil: Mídia e Música Popular Massiva em Tempos de Internet. Porto Alegre: Simplíssimo, 2011. Disponível em: <https://www.academia.edu/8020123/Dez_anos_a_mil_m%C3%ADdia_e_m%C3%BAsica_popular_massiva_em_tempos_de_internet> Acesso em: 25 jul. 2017.
JARDIM, Antônio. Música: vigência do pensar poético. Rio de Janeiro: 7Letras, 2005.
OLIVEIRA, Willy Correa. Música: a forma ABA - linguagem e memória. Disponível em <http://periodicos.ufpb.br/index.php/actas/article/viewFile/16530/9456> (p. 83-86) Acesso em: 15/06/2017
REZENDE, Renata. Política e afeto no tempo das redes: ou a catarse coletiva - uma análise da Mídia Ninja. IN: Revista Ação Midiática, nº. 10. Jul/Dez. 2015. Curitiba: PPGCOM-UFPR. Disponível em: <http://revistas.ufpr.br/acaomidiatica/article/view/40847/26984> Acesso em: 25 jul. 2017.
RITTER, Jonathan; DAUGHTRY, J. Martin. Music in the Post-9/11 World. Routledge,. 2013. Disponível em: <https://books.google.com.br/books?id=lWrhAQAAQBAJ&dq=musical+tribute+to+attacks+london&lr=&hl=pt-BR&source=gbs_navlinks_s> Acesso em: 20 jul. 2017.
ROSA, Ana Paula da. De reflexos a fagias: os níveis de circulação e apropriação midiática das imagens. IN: CINGOLANI, Gaston; SZNAIDER, Beatriz. Nuevas mediatizaciones, nuevos publicos. Argentina, 2016. Rosario: UNR Editora. Editorial de la Universidad Nacional de Rosario, 2016a.
______. Imagens em proliferação: a circulação como espaço de valor. IN: Anais do V Colóquio de Semiótica das Mídias. Japaratinga: UFAL, 2016b.
______. Imagens- Totens: a fixação de símbolos nos processos de midiatização. São Leopoldo: Unisinos, 2012 (Tese de doutorado). Disponível em <http://biblioteca.asav.org.br/vinculos/000003/0000033A.pdf> Acesso em: 20/06/2017
SCHECHNER, Richard. Performance theory. New York: Routledge, 2004.
TURNER, Victor. O processo ritual: estrutura e antiestrutura. Petrópolis: Vozes, 1974b.
VERON, Eliseo. La semiosis social 2: ideas, momentos, interpretantes. Buenos Aires: Paidós, 2013.
WARBURG, Aby. Histórias de fantasmas para gente grande. São Paulo: Companhia das Letras, 201
Downloads
Publicado
Versões
- 2021-03-17 (2)
- 2018-12-28 (1)
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 Revista Contracampo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores retêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de publicar o seu trabalho pela primeira vez sob a licença Creative Commons (CC-BY), que permite o intercâmbio de obras e reconhecimento de autoria na revista.