Comunicação digital, economia de dados e a racionalização do tempo: algoritmos, mercado e controle na era dos bits

Autores

  • Sivaldo Pereira da Silva Universidade de Brasília (UnB)

DOI:

https://doi.org/10.22409/contracampo.v0i0.27138

Palavras-chave:

Comunicação digital, racionalização do tempo, Economia de Dados

Resumo

Este artigo trata dos processos de comunicação digital e de dataficação (ou datificação) da vida observando como a noção de tempo é tratada pela emergente economia baseada em dados. O objetivo é desenvolver uma análise conceitual e teórica sobre este problema, buscando contribuir para uma melhor compreensão acerca dos mecanismos de seu funcionamento. O estudo propõe três principais eixos analíticos que estão no coração da indústria de dados e que envolvem  a chamada racionalização do tempo: (a) a dataficação do tempo como commodity: (b) a positivação do tempo como mercadoria e; (b) a projeção do tempo como bem-de-capital. A partir de uma abordagem descritiva e analítica, o estudo buscou evidenciar as principais características destas dimensões situando-as como fenômenos concretos e estruturantes que tendem hoje a se expandir em todas as direções da atividade humana como vetores típicos dos novos movimentos econômicos deste século.

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Biografia do Autor

Sivaldo Pereira da Silva, Universidade de Brasília (UnB)

Professor da Faculdade de Comunicação (FAC) e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade de Brasília (UnB). PhD em Comunicação e Cultura Contemporânea pela Universidade Federal da Bahia (UFBa),  coordenador do Centro de Estudos em Comunicação, Tecnologia e Política (CTPol-UnB), sivaldop@unb.br

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Publicado

2019-04-29 — Atualizado em 2021-05-01

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