E nessa cena a vovó da Pabllo já era transgressora: performances queer na música pop brasileira

Carlos Magno Camargos Mendonça, Felipe Viero Kolinski Machado

Resumo


A partir da noção de cena musical, nos propomos – neste artigo – a aproximar algumas performances realizadas a partir dos anos de 1970 por artistas do teatro e da música e certas performances queer da cena musical pop contemporânea brasileira. Observamos estas performances em produções que se dedicaram e dedicam a colocar em questão os limites impostos pelos papéis sociais de gênero; que denunciam o patrulhamento heteronormativo sobre os corpos; e que investem na visibilização de identidades fluidas e diversas. Temos por interesse nesta aproximação perceber um comum que se fez amparado em outras éticas, surgidas de novas circulações estéticas; como a performance daqueles corpos conteve e contém uma potência transformadora da consciência; como o pop se faz político.


Palavras-chave


Cena musical; música pop; performance; queer.

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DOI: https://doi.org/10.22409/contracampo.v38i1.28054

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Qualis: B1
ISSN: 2238-2577