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Gestão algorítmica e a reprodução do capital no mercado segurador brasileiro

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22409/contracampo.v0i0.38575

Palavras-chave:

Gestão Algorítmica, Big Data, Controle, Trabalho, Mercado Segurador.

Resumo

Em diversas corporações e instituições privadas e públicas as rotinas operacionaisestão deixando de ser controladas e administradas por sistemas burocráticos paraserem governadas por sistemas algorítmicos. Tal fenômeno altera a qualidade e aforma do controle dos processos de trabalho. Esse artigo relata a dinâmica destecenário no mercado segurador brasileiro. A partir da coleta de documentos, relatórios e materiais de marketing e de treinamento dos profissionais do mercado segurador, buscou-se analisar e mapear como e em quais processos os algoritmos estão sendo empregados e como isso tem alterado as rotinas internas e operacionais deste segmento visando à ampliação da lucratividade do Capital

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Biografia do Autor

Sergio Amadeu da Silveira, Universidade Federal do ABC

Professor Associado da Universidade Federal do ABC (UFABC) e doutor em Ciência Política pela Uiversidade de São Paulo (USP).

Joyce Ariane de Souza, Universidade Federal do ABC

Doutoranda e Mestre em Ciências Humanas e Sociais pela Universidade Federal do ABC. Especialista em Comunicação Digital pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP). Graduada em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo pela Universidade Metodista de São Paulo. Pesquisadora do Laboratório de Tecnologias Livres da Universidade Federal do ABC (LabLivre/UFABC). Dedica-se aos estudos das relações entre comunicação e tecnologia, controle e privacidade e práticas colaborativas na Internet.

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Publicado

2020-08-26

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