Futebol midiatizado, identidade cultural e reconhecimento nos fluxos comunicativos digitais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22409/contracampo.v40i1.47165

Resumo

O futebol é um dos traços culturais do Brasil, amplamente divulgado, capaz de mobilizar diferentes temáticas em sua condição midiatizada. Este artigo objetiva explorar a constituição da identidade cultural pautada pelo futebol brasileiro midiatizado e as decorrentes expressões comunicativas de reconhecimento. Para tanto, realiza um percurso inicial a partir de múltiplos casos, envolvendo racismo, machismo e homofobia. O exame do corpus é realizado por meio de análise de conteúdo e do discurso. Como resultados destacam-se a presença de iniciativas independentes em causas, além das categorias de degradação ou ofensa e retomada histórica nas mensagens com menções de perfis pessoais. A análise de discurso evidencia como se constituem as identidades no interdiscurso nas mediações e midiatização do futebol.

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Biografia do Autor

Clóvis Teixeira Filho, Universidade de São Paulo

Doutorando em Ciências da Comunicação na Universidade de São Paulo (USP). Integrante do Grupo de Estudos Semióticos em Comunicação, Cultura e Consumo (GESC³-USP) e Estudos sobre Comunicação, Consumo e Sociedade (UFPR- ECCOS). clovistf@hotmail.com 

Lívia Silva de Souza, Centro Universitário Belas Artes / Professora

Docente do curso de Publicidade e Propaganda no Centro Universitário Belas Artes. 
Doutora em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo. Integrante do Grupo de Estudos Semióticos em Comunicação, Cultura e Consumo (GESC³-USP). livia.2s@gmail.com

Gabriel Moni

Mestre em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo. Integrante do Grupo de Estudos Semióticos em Comunicação, Cultura e Consumo (GESC³-USP). gabrielmonidesouza@gmail.com

Publicado

2021-04-30

Edição

Seção

Artigos