Entre gamers e fãs

performance e identidade de jogadores de videogames

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22409/contracampo.v40i3.50460

Palavras-chave:

Fãs, Jogadores, Comunidades, Performances, Gamer

Resumo

O objetivo deste artigo é discutir aproximações e distinções entre dois atores nas redes: o gamer e o fã de jogos. O debate inclui o autorreconhecimento dos jogadores como fãs ou como gamers, a elaboração de suas identidades em relação a estas denominações e os estigmas que elas carregam. A análise é feita por meio de questionário aplicado em comunidades de jogos e entrevista em profundidade com jogadores. A partir dos resultados, identificamos dois perfis principais de jogador na comunidade: aquele que produz conteúdo (jogador-produtor) e aquele que consome (jogador-espectador). Dentre as principais contribuições, destacamos a percepção de encontros de jogadores online como comunidades de fãs, a valorização do processo de autorreconhecimento do fã e as semelhanças e diferenças entre fãs e gamers, a partir do olhar dos próprios jogadores.

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Biografia do Autor

Clarice Greco, Programa de Pós-graduação em Comunicação da UNIP

Professora do Programa de Pós-graduação em Comunicação da Universidade Paulista (UNIP). Doutora e mestre em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP). Vice-coordenadora do Grupo de Estudos de Análise de Produtos Audiovisuais (GRUPA).

André Dal Bello, Centro Universitário Braz Cubas

Mestre em Comunicação pelo Programa de Pós-graduação em Comunicação da Universidade Paulista (UNIP). Professor do Centro Universitário Braz Cubas (BC) e da Universidade de Mogi das Cruzes (UMC). Integrante do Grupo de Estudos de Análise de Produtos Audiovisuais (GRUPA).

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Publicado

2021-12-30