Sonoridades e política das affordances na construção das identidades dos games
dinâmicas silenciosas do capitalismo contemporâneo na indústria do entretenimento
DOI:
https://doi.org/10.22409/contracampo.v40i3.50494Palavras-chave:
Sonoridades, Games, Política das Affordances, Pesquisas Neuromidiáticas, Indústria do EntretenimentoResumo
O artigo aborda o uso das sonoridades nos jogos eletrônicos explorando o quanto afetam a identidade e as dinâmicas do jogo. Entendemos que tais afetações são coo-determinadas por expressões aurais que agem como tecnologias moduladoras de estados emocionais e cognitivos do jogador, e que favorecem estados mentais que singularizam a experiência imersiva. O objetivo é pensar, por fim, nos modos que a indústria dos games se beneficia dessas modulações cognitivas, emocionais e mentais. A aposta está no uso das sonoridades com uma política de affordances, que visa maximizar o tempo gasto pelo jogador dedicado ao jogo, contribuindo para o fortalecimento das práticas de um capitalismo de plataforma, atenção e vigilância dentro do universo dos games, reafirmando uma tendência presente na indústria do entretenimento contemporânea.
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Copyright (c) 2021 Thiago de Almeida Menini, Vinícius Andrade Pereira
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