“And I need you now tonight, and I need you more than ever”

Romantismos de artifício no cinema brasileiro contemporâneo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22409/contracampo.v41i2.52128

Resumo

Nesse artigo propomos a noção de “romantismo de artifício” para designar modos de fabulação identificáveis em filmes queer brasileiros contemporâneos que são marcados, em sua narrativa e estética, por traços como o recurso ao clichê, a intertextualidade, a afetação, o exagero visual e a apropriação de repertórios audiovisuais populares e hegemônicos. Trabalhamos com os curtas-metragens Os últimos românticos do mundo (Henrique Arruda, 2020) e Looping (Maick Hannder, 2019), com o objetivo de situar o romantismo de artifício, em parte legível e em parte inominável, como rasura na ordem consensual do ideal do amor romântico, produzindo uma brecha para o político que se constrói: 1) como ação de microrresistência capaz de apontar para um lugar além da violência contra corpos queer e 2) pelas formas como os filmes colocam impasses nas clivagens entre Norte e Sul Global.

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Biografia do Autor

Dieison Marconi, Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM-SP)

Dieison Marconi é doutor em Comunicação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), com período sanduíche na Universidad Complutense de Madrid (UCM), no grupo de pesquisa Género, Estética y Cultura Audiovisual (GECA-UCM). É pesquisador de pós-doutorado no Programa de Pós-graduação em Comunicação e Práticas de Consumo da Escola Superior de Propaganda e Marketing (PPGCOM ESPM).

Gabriela Machado Ramos de Almeida, Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM-SP)

Professora titular do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Práticas de Consumo da Escola Superior de Propaganda e Marketing (PPGCOM ESPM). Doutora em Comunicação e Informação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGCOM UFRGS).

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Publicado

2022-08-31