Sensibilidades queer e estética neobarroca nas dobras fotográficas
o trauma e a melancolia por Sarduy, Lemebel, Alair e Hudinilson
DOI:
https://doi.org/10.22409/contracampo.v41i1.52795Palavras-chave:
Queer, Barroco, Fotografia, Estética, CorpoResumo
Este estudo analisa as sensibilidades queer à medida que emergem nas obras fotográficas de Severo Sarduy (Cuba, 1937-1993), Pedro Lemebel (Chile, 1952-2015), Alair Gomes (Brasil, 1921-1991) e Hudinilson Júnior (Brasil, 1957-2013). Ao fazê-lo, consideramos nas imagens o que pode ser visto como um barroco queer. Entre a beleza, o mistério e a sedução, encontramos afetos queer que revisitam não só o barroco, mas o neobarroco em sua dimensão estética. O que as fotografias transmitem são transbordamentos performáticos que emulam nos corpos modos de recusar convenções sociais. Ao trabalhar com a sensibilidade, tocamos as imagens por meio da interação afetiva e percebemos como o corpo pode ser lido entre desejo e trauma.
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