Sensibilidades queer e estética neobarroca nas dobras fotográficas
o trauma e a melancolia por Sarduy, Lemebel, Alair e Hudinilson
DOI:
https://doi.org/10.22409/contracampo.v41i1.52795Palavras-chave:
Queer, Barroco, Fotografia, Estética, CorpoResumo
Este estudo analisa as sensibilidades queer à medida que emergem nas obras fotográficas de Severo Sarduy (Cuba, 1937-1993), Pedro Lemebel (Chile, 1952-2015), Alair Gomes (Brasil, 1921-1991) e Hudinilson Júnior (Brasil, 1957-2013). Ao fazê-lo, consideramos nas imagens o que pode ser visto como um barroco queer. Entre a beleza, o mistério e a sedução, encontramos afetos queer que revisitam não só o barroco, mas o neobarroco em sua dimensão estética. O que as fotografias transmitem são transbordamentos performáticos que emulam nos corpos modos de recusar convenções sociais. Ao trabalhar com a sensibilidade, tocamos as imagens por meio da interação afetiva e percebemos como o corpo pode ser lido entre desejo e trauma.
Downloads
Referências
AUSTIN, Kat. Baroque Spaces: the performances of Guillermo Gómez-Peña and his pocha nostra. Gestos, v. 26, n. 52, p. 133-147, nov. 2011.
BENJAMIN, Walter. Origem do drama barroco alemão. São Paulo: Brasiliense, 1984.
BIANCHI, Soledad. Del neobarrocho o la inestabilidad del taco alto (¿Un neobarroco chilenis?). Revista chilena de literatura, n. 89, p 323-333, abr. 2015.
CALABRESE, Omar. A Idade Neo-Barroca. São Paulo: Martins Fontes, 1988.
CARVAJAL, Fernanda. FUENTE, Alejandro de la. Archivos yeguas del apocalipsis, voces y relatos. Fondo Nacional para el Desarrollo Cultural y las Artes, 2018.
CHIAMPI, Irlemar. Barroco y Modernidad. México: FCE, 2000.
COMAROFF, Jean; COMAROFF, John L. Theory from the South: or, how Euro-America is evolving toward Africa. London: Routledge, 2012.
DELEUZE, Gilles. A dobra: Leibniz e o barroco. Campinas: Papirus, 2012.
ECHEVERRÍA, Bolívar. Queer, manierista, bizarre, barroco. Debate Feminista, v. 8, n. 16, v. 19, p. 3-10, out. 1997.
GADELHA, Kaciano Barbosa. Notas de um arquivo queer. Revista interdisciplinaria de estudios de género de El Colegio de México, v. 7, p. 1-20, jul. 2021.
GÁLVEZ, Antonio. Mis amigos los cabezones. Madrid: Instituto Cervantes, 2018.
GILBERT, Zanna. Transgressive Bodies. Art in America, v. 103, n. 10, p. 118-124, 2015.
GOMES, Aline Ferreira. A fotografia de Alair Gomes: o fascínio pelo corpo masculino. Anais do Vi Eha - Encontro de História da Arte. Universidade de Campinas em 2010.
GUERRERO, Javier. Tecnologías del cuerpo: exhibicionismo y visualidad en América Latina. España: Iberoamericana, 2014.
KAC, Eduardo. O Movimento de Arte Pornô: a Aventura de uma Vanguarda nos Anos 80. ARS, v. 11, n. 22, p. 30-51, dez. 2013.
LEMEBEL, Pedro. La esquina es mi corazón. Barcelona: Seix Barral, 2004.
LEMEBEL, Pedro. Lemebel oral: veinte anos de entrevistas (1994-2014). Buenos Aires: Mansalva, 2018.
LOPES, Denilson. Afetos. Estudos queer e artifício na América Latina. E-Compós, v. 19 n. 2, p. 1-16, out. 2016.
LOPES, Denilson. Nós, os mortos: melancolia e neo-barroco. Rio de Janeiro: Sette Letras, 1999.
LOPES, Denilson. O homem que amava os rapazes. Aeroplano: Rio de Janeiro, 2002.
MOMBAÇA, Jota. Para desaprender o queer dos trópicos: desmontando a caravela queer. Ssexbbox, 2016, s/p.
OLIVEIRA, Ronaldo Alexandre de. O corpo fragmentado, erotizado e poetizado de Hudinilson Junior. Gama, v. 4, p. 141-152, jul./dez. 2016.
PELÚCIO, Larissa. Subalterno quem, cara pálida? Apontamentos às margens sobre pós-colonialismos, feminismos e estudos queer. Contemporânea, v. 2, n. 2, p. 395-395, jul./dez. 2012.
PEREIRA, Bruno. Heterotopias do (in) desejável: conjugando espaços e sexualidades a partir da fotografia de Alair Gomes. Revista Periódicus, v. 1, n. 8, p. 62-78, jan./jul. 2017.
PEREIRA, Pedro Paulo Gomes. Queer decolonial: quando as teorias viajam. Contemporânea, v. 5, n. 2, pág. 411-411, jul./dez. 2015.
PERLONGHER, Néstor. Prosa plebeya. Buenos Aires: Colihue, 1997.
PITOL, André Luís Castilho. Alair Gomes: fotografia, crítica de arte e discurso da sexualidade. São Paulo: A. Pitol, 2013.
PONTUAL, Roberto. Imagem: alma do corpo, corpo da alma. In: Fotografia contemporânea no Brasil/ Photographie contemporaineau Brésil: Corpo & Alma. Rio de Janeiro: FUNARTE/Infoto, 1984.
RICHARD, Nelly. Abismos temporales: feminismo, estéticas travestis y teoría queer. Chile: Metales Pesados, 2018.
ROLNIK, Suely. Esferas da insurreição: notas para uma vida não cafetinada. São Paulo: n-1 edições, 2018
SANTOS, Alexandre Ricardo dos. A fotografia como escrita pessoal: Alair Gomes e a melancolia do corpo-outro. Tese (Doutorado em Artes Visuais) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2006.
SANTOS, Alexandre. A indisciplina do desejo: o corpo masculino e a fotografia. In: Blanca Brites, Maria Lúcia Kern. Anais do XXII Colóquio Brasileiro de História da Arte em 2002.
SANTOS, Alexandre. Duane Michals e Alair Gomes: documentos de si e escritas pessoais na arte contemporânea. ArtCultura, v. 10, n. 16, p. 51-65, jan./jun. 2008
SARDUY, Severo. Cartas a mi hermana en la Habana. Severo Sarduy Cultural Foundation, 2013.
SARDUY, Severo. Ensayos Generales sobre el Barroco. Buenos Aires: FCE, 1987.
SONTAG, Susan. Sob o signo de Saturno. Porto Alegre: L&PM Editores, 1986.
SUTHERLAND, Juan Pablo. La Nación Marica. Santiago: Ripio, 2009.
TOMAZI, Marcelo. Um sopro de Luz e Letra em meio ao caos. ARS, v. 7, n. 13, p. 42-45, jun. 2009.
VIEIRA, João Luiz. O corpo do voyeur: Alair Gomes e Djalma Batista. In: NOJOSA, Urbano; GARCIA, Wilton. (Org.) Comunicação & Tecnologia. São Paulo: Nojosa, 2003.
WOLFFLIN, Henrich. Renascença e barroco. São Paulo: Perspectiva, 2000.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Ribamar José de Oliveira Junior, Huber Jaramillo Gil
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores retêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de publicar o seu trabalho pela primeira vez sob a licença Creative Commons (CC-BY), que permite o intercâmbio de obras e reconhecimento de autoria na revista.