Intertextualidade Procedimental: intertextualidade das regras e mecânicas em jogos digitais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22409/contracampo.v42i3.55592

Resumo

Intertextualidade é um conceito importante para o estudo das mídias, porém, ao revisar a literatura entrecruzando jogos e intertextualidade, observamos que as análises raramente incluem como “texto” os seus elementos mais específicos: regras e mecânicas. Combinamos a intertextualidade com o conceito de retórica procedimental, propondo o termo intertextualidade procedimental para esse fim e apresentamos exemplos de como os diferentes tipos de intertextualidade (horizontal, vertical, manifesta e constitutiva) podem ser observados mais especificamente como diferentes tipos de intertextualidade procedimental e como este conceito pode favorecer uma nova dimensão de análise. Como resultado, percebemos a importância das regras e mecânicas na produção de sentidos, concluindo que a noção de intertextualidade procedimental tem um potencial relevante na análise de jogos.

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Biografia do Autor

Flávia Garcia de Carvalho, Fundação Oswaldo Cruz

Doutora e Mestra em Ciências pelo Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Informação e Comunicação em Saúde (PPGICS) do Icict/Fiocruz. Docente do Mestrado em Divulgação da Ciência, Tecnologia e Saúde da Casa de Osvaldo Cruz na Fundação Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz). Professora Pesquisadora da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz). Integrante do grupo de pesquisa “Jogos e Saúde”. Coautora do livro “O jogo como prática de saúde”, pela Editora Fiocruz. Chair da Trilha de Saúde no XXI Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital (SBGames 2022). E-mail: flavia.garcia@fiocruz.br.

Marcelo Simão de Vasconcellos, Fundação Oswaldo Cruz

Doutor em Ciências pelo Programa de Pós-Graduação em Informação e Comunicação em Saúde (PPGICS) do Icict/Fiocruz, Mestrado em Artes Visuais e graduação em Desenho Industrial pela Escola de Belas Artes (UFRJ). É pesquisador na Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), onde atua como professor permanente no Programa de Pós-Graduação em Divulgação da Ciência, Tecnologia e Saúde (COC/Fiocruz) e no Programa de Pós-graduação em Ensino em Biociências e Saúde (IOC/Fiocruz). É um dos autores do livro “O Jogo como Prática de Saúde”, publicado pela Editora Fiocruz. Conduz pesquisa e desenvolvimento de jogos analógicos e digitais para promoção da saúde, divulgação científica e cidadania. E-mail: marcelodevasconcellos@gmail.com.

Inesita Soares de Araujo, Fundação Oswaldo Cruz

Doutora e Mestra em Comunicação e Cultura pela UFRJ, com pós-doutoramento em Ciências Sociais, pela Universidade de Coimbra/Centro de Estudos Sociais. Pesquisadora titular da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), atua no Laboratório de Comunicação e Saúde (Laces) e no Programa de Pós-Graduação em Informação e Comunicação em Saúde (PPGICS), ambos do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict). Coordena o Grupo de Pesquisa Comunicação e Saúde (CNPq) e o GT Comunicação e Saúde da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO). Autora dos livros “A Reconversão do Olhar”, “Comunicação e Saúde” e “O Jogo como Prática de Saúde”, os dois últimos em coautoria. E-mail: inesita.araujo@icict.fiocruz.br.

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Publicado

2023-12-27