Velhos e novos hábitos de mídia entre os jovens:

um olhar em profundidade de apegos e desapegos no consumo dos meios televisão e livro

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22409/contracampo.v42i2.58228

Palavras-chave:

Juventude e consumo de mídia; Mídias tradicionais; Mídias digitais; Cognição; Televisão e livro.

Resumo

O artigo discute os achados de pesquisa qualitativa com a realização de oito sessões focais com jovens de 18 a 29 anos do Rio de Janeiro – Brasil. Busca-se conhecer sobre os hábitos de consumo midiático em plataformas tradicionais e digitais, enfatizando os resultados encontrados com o consumo de televisão e livro. Os resultados são confrontados com outras pesquisas de caráter quantitativo, como as realizadas pelo CGI Brasil (2017) e Rede Brasil Conectado (2015). Propõe-se a leitura dos dados com o cuidado em caracterizar o jovem consumidor de mídia como sujeitos em uma condição ainda quase-digital.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

COMITÊ GESTOR DA INTERNET NO BRASIL NO BRASIL. Pesquisa sobre o uso das tecnologias da informação e comunicação nos domicílios brasileiros: TIC domicílios 2016. São Paulo: Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR [editor] -- Comitê Gestor da Internet do Brasil no Brasil, 2017.

FERREIRA, Helenice M. C. Educação e cibercultura: ler e escrever na contemporaneidade. In: AMARILHA, Marly (Org.). Educação e leitura: novas linguagens, novos leitores. Campinas: Mercado das Letras, 2012.

FERREIRA, Helenice M. C. Dinâmicas de uma juventude conectada: a mediação dos dispositivos móveis nos processos de aprender-ensinar. Tese de Doutorado: Universidade do Estado do Rio de Janeiro, 2014.

GONÇALVES, Márcio. REGIS, Fátima. Consumo de textos e tipos de atenção nos meios de comunicação contemporâneos. In: DONIZETE, Shirley; FREITAS, Ricardo (orgs). Comunicação, Consumo e Nutrição. Curitiba: CRV, 2015.

JENKINS, Henry. Cultura da convergência. 2.ed. São Paulo: Aleph, 2009.

JENKINS, Henry.; FORD, Sam; GREEN, Joshua. Cultura da conexão: criando valor e significado por meio da mídia propagável. São Paulo: Aleph, 2014.

KASTRUP, Virgínia. A aprendizagem da atenção na cognição inventiva, 2004. Psicologia & Sociedade, v.16, n.3, p.7-16.

KASTRUP, Virgínia. O funcionamento da atenção no trabalho do cartógrafo. In: PASSOS, Eduardo; KASTRUP, Virgínia; ESCÓSSIA, Liliana da (Orgs). Pistas do método da cartografia: Pesquisa-intervenção e produção de subjetividade Porto Alegre: Sulina, 2009.

KASTRUP, Virgínia. A rede: uma figura empírica da ontologia do presente. In: PARENTE, André (Org.). Tramas da rede: novas dimensões filosóficas, estéticas e políticas da comunicação. Porto Alegre: Sulina, 2013.

LOPES, Maria Immacolata Vassallo de; OROZCO GÓMEZ, Guillermo. (Orgs.). Anuário Obitel 2014: Estratégias de Produção Transmídia na Ficção Televisiva. Porto Alegre: Sulina, 2014. Versão digital. Disponível em: . Acesso em 30/11/2015.

LOPES, Maria Immacolata Vassallo de; OROZCO GÓMEZ, Guillermo. (Orgs.). Uma década de ficção televisiva na Ibero-América: análise de dez anos do Obitel (2007-2016). Porto Alegre: Sulina, 2017. Versão digital. Disponível em: . Acesso em 10/01/2018.

MAIA, Alessandra; REGIS, Fátima. Breve discussão sobre a comunicação e o processo cognitivo: uma abordagem multidisciplinar do conceito de cognição. SP: Iniciacom v.2, n. 1, 2010 (b).

REDE BRASIL CONECTADO. Pesquisa jovem e consumo midiático em tempos de convergência. Porto Alegre: Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2012 a 2015.

REGIS, Fátima. Práticas de comunicação e desenvolvimento cognitivo na cibercultura. Trabalho apresentado no XIX Encontro da Compós, na PUC-RJ, Rio de Janeiro, RJ, em junho de 2010 (a).

REGIS, Fátima; MAIA, A.; MESSIAS, J.; DANTAS, P.; TIMPONI, R.; SILVA, R. Desenvolvimento cognitivo na cibercultura: uma análise comparativa de seriados de TV nas décadas de 1980, 1990 e 2000. Trabalho apresentado no XXXIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, Caxias do Sul, RS, setembro de 2010 (c).

REGIS, Fátima; MESSIAS, José. Comunicação, tecnologia e cognição: rearticulando homem, mundo e pensamento. In: REGIS, Fátima; ORTIZ, Anderson; AFFONSO, Luiz C.; TIMPONI; Raquel. Tecnologias de comunicação e cognição. Porto Alegre: Sulina, 2012 (a).

REGIS, Fátima. Nós, ciborgues: tecnologias de informação e subjetividade homem-máquina. Curitiba: Champagnat, 2012 (b) .

REGIS, Fátima; TIMPONI, R.; MAIA, A. Cognição Integrada, Cognição Encadeada e Cognição Distribuída: uma breve discussão sobre modelos cognitivos na cibercultura. ESPM/SP: Revista Comunicação, Mídia e Consumo, 2012 (c).

STOLTZ, Tania. Mídia, cognição e educação. Educar, Curitiba, n. 26, p. 147-156, 2005. Editora UFPR.

Downloads

Publicado

2023-08-31