Velhos e novos hábitos de mídia entre os jovens:
um olhar em profundidade de apegos e desapegos no consumo dos meios televisão e livro
DOI:
https://doi.org/10.22409/contracampo.v42i2.58228Palavras-chave:
Juventude e consumo de mídia; Mídias tradicionais; Mídias digitais; Cognição; Televisão e livro.Resumo
O artigo discute os achados de pesquisa qualitativa com a realização de oito sessões focais com jovens de 18 a 29 anos do Rio de Janeiro – Brasil. Busca-se conhecer sobre os hábitos de consumo midiático em plataformas tradicionais e digitais, enfatizando os resultados encontrados com o consumo de televisão e livro. Os resultados são confrontados com outras pesquisas de caráter quantitativo, como as realizadas pelo CGI Brasil (2017) e Rede Brasil Conectado (2015). Propõe-se a leitura dos dados com o cuidado em caracterizar o jovem consumidor de mídia como sujeitos em uma condição ainda quase-digital.
Downloads
Referências
COMITÊ GESTOR DA INTERNET NO BRASIL NO BRASIL. Pesquisa sobre o uso das tecnologias da informação e comunicação nos domicílios brasileiros: TIC domicílios 2016. São Paulo: Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR [editor] -- Comitê Gestor da Internet do Brasil no Brasil, 2017.
FERREIRA, Helenice M. C. Educação e cibercultura: ler e escrever na contemporaneidade. In: AMARILHA, Marly (Org.). Educação e leitura: novas linguagens, novos leitores. Campinas: Mercado das Letras, 2012.
FERREIRA, Helenice M. C. Dinâmicas de uma juventude conectada: a mediação dos dispositivos móveis nos processos de aprender-ensinar. Tese de Doutorado: Universidade do Estado do Rio de Janeiro, 2014.
GONÇALVES, Márcio. REGIS, Fátima. Consumo de textos e tipos de atenção nos meios de comunicação contemporâneos. In: DONIZETE, Shirley; FREITAS, Ricardo (orgs). Comunicação, Consumo e Nutrição. Curitiba: CRV, 2015.
JENKINS, Henry. Cultura da convergência. 2.ed. São Paulo: Aleph, 2009.
JENKINS, Henry.; FORD, Sam; GREEN, Joshua. Cultura da conexão: criando valor e significado por meio da mídia propagável. São Paulo: Aleph, 2014.
KASTRUP, Virgínia. A aprendizagem da atenção na cognição inventiva, 2004. Psicologia & Sociedade, v.16, n.3, p.7-16.
KASTRUP, Virgínia. O funcionamento da atenção no trabalho do cartógrafo. In: PASSOS, Eduardo; KASTRUP, Virgínia; ESCÓSSIA, Liliana da (Orgs). Pistas do método da cartografia: Pesquisa-intervenção e produção de subjetividade Porto Alegre: Sulina, 2009.
KASTRUP, Virgínia. A rede: uma figura empírica da ontologia do presente. In: PARENTE, André (Org.). Tramas da rede: novas dimensões filosóficas, estéticas e políticas da comunicação. Porto Alegre: Sulina, 2013.
LOPES, Maria Immacolata Vassallo de; OROZCO GÓMEZ, Guillermo. (Orgs.). Anuário Obitel 2014: Estratégias de Produção Transmídia na Ficção Televisiva. Porto Alegre: Sulina, 2014. Versão digital. Disponível em: . Acesso em 30/11/2015.
LOPES, Maria Immacolata Vassallo de; OROZCO GÓMEZ, Guillermo. (Orgs.). Uma década de ficção televisiva na Ibero-América: análise de dez anos do Obitel (2007-2016). Porto Alegre: Sulina, 2017. Versão digital. Disponível em: . Acesso em 10/01/2018.
MAIA, Alessandra; REGIS, Fátima. Breve discussão sobre a comunicação e o processo cognitivo: uma abordagem multidisciplinar do conceito de cognição. SP: Iniciacom v.2, n. 1, 2010 (b).
REDE BRASIL CONECTADO. Pesquisa jovem e consumo midiático em tempos de convergência. Porto Alegre: Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2012 a 2015.
REGIS, Fátima. Práticas de comunicação e desenvolvimento cognitivo na cibercultura. Trabalho apresentado no XIX Encontro da Compós, na PUC-RJ, Rio de Janeiro, RJ, em junho de 2010 (a).
REGIS, Fátima; MAIA, A.; MESSIAS, J.; DANTAS, P.; TIMPONI, R.; SILVA, R. Desenvolvimento cognitivo na cibercultura: uma análise comparativa de seriados de TV nas décadas de 1980, 1990 e 2000. Trabalho apresentado no XXXIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, Caxias do Sul, RS, setembro de 2010 (c).
REGIS, Fátima; MESSIAS, José. Comunicação, tecnologia e cognição: rearticulando homem, mundo e pensamento. In: REGIS, Fátima; ORTIZ, Anderson; AFFONSO, Luiz C.; TIMPONI; Raquel. Tecnologias de comunicação e cognição. Porto Alegre: Sulina, 2012 (a).
REGIS, Fátima. Nós, ciborgues: tecnologias de informação e subjetividade homem-máquina. Curitiba: Champagnat, 2012 (b) .
REGIS, Fátima; TIMPONI, R.; MAIA, A. Cognição Integrada, Cognição Encadeada e Cognição Distribuída: uma breve discussão sobre modelos cognitivos na cibercultura. ESPM/SP: Revista Comunicação, Mídia e Consumo, 2012 (c).
STOLTZ, Tania. Mídia, cognição e educação. Educar, Curitiba, n. 26, p. 147-156, 2005. Editora UFPR.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Anderson Ortiz
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores retêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de publicar o seu trabalho pela primeira vez sob a licença Creative Commons (CC-BY), que permite o intercâmbio de obras e reconhecimento de autoria na revista.