Uma espada de dois gumes: abordagens conceituais da participação no movimento antidemocrático após as eleições presidenciais brasileiras de 2022

Autores

  • Raquel Evangelista UERJ
  • Flaviano Quaresma UERJ e UCP

DOI:

https://doi.org/10.22409/contracampo.v43i2.59707

Palavras-chave:

participação, democracia, golpe de 8 de janeiro, tweets, livro de código

Resumo

Este artigo propõe uma reflexão teórica sobre os limites do conceito de participação e sua eventual instrumentalização política em um ambiente democrático. Os pensamentos de Arsntein (1969); Carpentier (2011); Sharp (2017) e Melo et al. (2019) compõem a base da revisão bibliográfica. Além dela, foi elaborado um estudo de caso descritivo, cujo objeto de estudo é a participação das pessoas no Twitter nas ações de denúncia da tentativa de golpe no dia 08 de janeiro em Brasília. Enquanto os resultados da revisão bibliográfica apontam que a variedade de conjunturas históricas, sociais e políticas é um obstáculo para uma compreensão única da participação e sua relação com a mídia; o estudo de caso dá pistas de que a participação dos cidadãos brasileiros pelo Twitter é complexa, apresentando traços de interação, partilha de poder e participação negativa. 

Biografia do Autor

Raquel Evangelista, UERJ

Doutora em Ciências da Comunicação, jornalista e professora colaboradora permanente do PPGCOM-UERJ e professora adjunta da Universidade Católica de Petrópolis, onde coordena o Grupo de Pesquisa Comunicação, Consumo e Subjetividades e o projeto de extensão Teoria Explica a Vida. Mantém vínculo junto ao INEP como avaliadora de cursos do ensino superior e elaboradora de itens ENADE. Tem experiência profissional como repórter e chefe de reportagem na área de cultura e como coordenadora de comunicação em entidades do 3ª setor sediadas na União Europeia.

Flaviano Quaresma, UERJ e UCP

É doutorando em Saúde Coletiva, pelo Instituto de Medicina Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (IMS/UERJ). Possui Mestrado em Extensão Rural e Desenvolvimento Local pelo POSMEX, da Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE (2009) e graduação em Comunicação Social Jornalismo pela Universidade Estadual da Paraíba - UEPB (2003). Seus estudos estão concentrados na área de Comunicação, com ênfase em Fotografia Publicitária, Fotojornalismo, Fotografia Documental na perspectiva dos Estudos Culturais, atuando principalmente nos seguintes temas: comunicação e cultura, tecnologias de imagem, poéticas enunciativas, imagem publicitária complexa, dialogismos imagéticos e imagens líquidas. Tem especialização em Divulgação da Ciência, da Tecnologia e de Saúde (COC/Fiocruz-RJ), foi jornalista da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco), onde atuou com Jornalismo e Fotojornalismo Institucional na área da Saúde Coletiva. Foi coordenador de comunicação do Instituto de Medicina Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (IMS/UERJ). Foi professor substituto da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), entre outubro de 2012 e fevereiro de 2014, no curso de Jornalismo, onde ministrou aulas nas disciplinas Introdução à Fotografia, Fotojornalismo e Jornalismo Impresso I, e coordenou o Laboratório de Fotojornalismo Institucional. É editor geral da revista online Leia Moda. É professor na Escola de Comunicação e Design Digital (ECDD-Infnet), onde ministrou aulas de Teoria da Comunicação, Comunicação I e II, Mídias Digitais II, ministra aulas de Projeto de Fotografia Publicitária, Fundamentos de Fotografia Documental e Criação de documentações fotográficas Técnico-científicas. É Professor Responsável do Bloco de Produção de Fotografia Publicitária e foi coordenador assistente de graduação do curso de Publicidade e Propaganda da ECDD-Infnet. É professor de Fotografia, Fotografia Publicitária e Fotojornalismo no Centro Universitário Carioca (Unicarioca). É integrante do grupo "Estudos Avançados em Fotografia", do Centro Universitário Carioca, no qual coordena a linha de pesquisa ?Imagem, Poéticas Enunciativas e Publicidade?. É professor na Universidade Católica de Petrópolis (UCP). É professor de Fotografia Publicitária da Universidade La Salle. É autor do livro Representações Líquidas, publicado pela Editora Appris em 2017.

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Publicado

2024-08-30