Como as plataformas produzem desinformação: interfaces, algoritmos e conteúdos falsos
DOI:
https://doi.org/10.22409/v95zqw38Resumo
O artigo demonstra a relação entre a interface e algoritmos das plataformas e a produção, consumo e refutação de conteúdos falsos relacionados ao kit gay, à Vaza Jato e à Covid-19. Para tanto, reúne o diário do campo dos pesquisadores, com incursões em grupos públicos sobre política no Telegram e no WhatsApp entre 2018 e 2022; realiza análise de interface do WhatsApp e a coleta e discussão de tuítes sobre o kit gay. Os resultados apontam que as interfaces das plataformas: a) produzem tipos específicos de desinformação; b) determinam estratégias para que a circulação de um conteúdo falso seja ampliada; e c) definem condições para a refutação de conteúdos falsos. Sendo assim, no atual contexto de plataformização, dataficação e performatividade algorítmica, não é possível compreender a desinformação sem analisar as materialidades das plataformas.
Downloads
Referências
AMOORE, Louise. Cloud ethics: algorithms and the attributes of Ourselves and Others. Durhman; London: Duke University Press, 2020.
ARUN, Chinmayi. On WhatsApp, rumors and lynchings. Economic & Political Weekly, [S.l], v. LIV, n. 6, p. 30-35, 9 fev. 2019.
BAKIR, Vian; MCSTAY, Andrew. Fake news and the economy of emotions. Digital Journalism, [S.l.], v. 6, n. 2, p. 154-175, 2017.
BACARELLA, Christian et al. Social media? It's serious! Understanding the dark side of social media. European Management Journal, [S.l.], v. 36, n. 4, p. 431-438, ago. 2018.
BRASIL. Supremo Tribunal Federal. Inquérito. Inq 4828/DF. Relator: Ministro Alexandre de Moraes. Autor: Ministério Público Federal; sob sigilo. Procuradores: Procuradoria-Geral da República; sob sigilo. 2020-atual. Disponível em: <https://portal.stf.jus.br/processos/detalhe.asp?incidente=5895367>. Acesso em 23 jan. 2023.
BOLTER, Jay David; GRUSIN, Richard. Remediation: understanding new media. Cambridge: The MIT Press, 2000.
BOUNEGRU, Liliana; CHAMBERS, Lucy; GRAY, Jonathan. The data journalism handbook. [S.l: s.n], 201?. Disponível em: <https://datajournalism.com/read/handbook/one>. Acesso em 25 jan. 2020.
BUCHER, Tania. If… then: algorithmic power and politics. New York: Oxford University Press, 2018.
CALVO, Ernesto; ARUGUETE, Natalia. Fake news, trolls y otros encantos: cómo funcionan (para bien y para mal) las redes sociales. [S.l]: Siglo XXI Editores, 2020.
CANAVILHAS, João; COLUSSI, Juliana; MOURA, Zita-Bacelar. Desinformación em las elecciones presidenciales 2018 em Brasil: un análisis de los grupos familiares en WhatsApp. El profesional de la información, [S.l], v. 28, n. 5, 2019.
CESARINO, Letícia. O mundo do avesso: verdade e política na era digital. São Paulo: Ubu, 2022.
GILLESPIE, Tarleton. A relevância dos algoritmos. Parágrafo, São Paulo, v. 6, n. 1, p. 95-121, jan.-abr. 2018.
GILLESPIE, Tarleton. Do not recommend? Reduction as a form of content moderation. Social Media + Society, [S.l], p. 1-13, jul.-set. 2022
GOOGLE. Search Quality Evaluator Guidelines. 2022. Disponível em: https://static.googleusercontent.com/media/guidelines.raterhub.com/pt-BR//searchqualityevaluatorguidelines.pdf. Acesso em 27 jul. 2022.
JURNO, Amanda Chevtchouk. Facebook e a plataformização do jornalismo: uma cartografia das disputas, parceiras e controvérsias entre 2014 e 2019. 2020. 225f. Tese (Doutorado em Comunicação Social) – Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2020.
LEE, Kate Sangwon; WEI, Huaxin. Design factors of ethics and responsability in social media: a systematic review of literature and expert review of guiding principles. Journal of Media Ethics, [S.l], v. 37, n. 3, p. 156-178, 2022.
LEMOS, André. Plataformas, Dataficação e Performatividade Algorítmica (PDPA): desafios atuais da cibercultura. In: PRATA, Nair; PESSOA, Sônia Caldas (Orgs.). Fluxos comunicacionais e crise da democracia. São Paulo: Intercom, 2020a, p. 107-116
LEMOS, André. Epistemologia da comunicação, neomaterialismo e cultura digital. Galáxia, São Paulo, n. 43, p. 54-66, jan.-abr. 2020b.
LEMOS, André; BITENCOURT, Elias; SANTOS, João Guilherme Bastos dos. Fake news as fake politics: the digital materialities of YouTube misinformation videos about Brazilian oil spill catastrophe. Media, Culture & Society, [S.l], v. 43, n. 3, p. 886-905, 2020.
LEMOS, André; OLIVEIRA, Frederico. Fake news e cadeias de referência: a desinformação sobre Covid-19 e o projeto de verificação do Facebook. Fronteiras: estudos midiáticos, [S.l], v. 23, n. 2, p. 73-88, mai.-ago. 2021.
LIGHT, Ben; BURGESS, Jean; DUGUAY, Stefanie. The walkthrough method: an approach to the study of apps. New Media & Society, [S.l], v. 20, n. 3, p. 881-900, 2018.
MACHADO, Caio C. Vieira et al. Ciência contaminada: analisando o contágio de desinformação sobre coronavírus via YouTube. Salvador: LAUT; INCT.DD; CEPEDISA, 2020.
MELO, Philipe de Freitas et al. Can WhatsApp counter misinformation by limiting message forwarding? In: CHERIFI, Hofine et al. (Eds). Complex networks and their applications VIII: Volume 1: Proceedings of the Eighth International Conference on Complex Networks and their application. [S.l]: Springer, 2020a.
MELO, Phillipe et al. Relatório Eleições Presidenciais de 2018: relatório Monitor de WhatsApp. Monitor de WhatsApp da UFMG, 2020b. Disponível em: < http://150.164.214.48/monitor-de-whatsapp/data/reports/pdfs/2018_06_report_geral_eleicao_presidencial.pdf>. Acesso em 25 jan. 2023.
MELO, Phillipe et al. Report WhatsApp TSE: Eleições. Monitor de WhatsApp da UFMG, 2022. Disponível em: < http://150.164.214.48/monitor-de-whatsapp/data/reports/pdfs/whatsapp_report_tse_eleicoes.pdf>. Acesso em 25 jan. 2023.
MUKHERJEE, Rahul. Mobile witnessing on WhatsApp: vigilante virality and the anatomy of mob lynching. South Asian Popular Culture, [S.l], 2020. DOI: 10.1080/14746689.2020.1736810
O’CONNOR, Callin; WEATHERALL, James Owen. The misinformation age: how false beliefs spread. New Haven; London: Yale University, 2019.
OLIVEIRA, Frederico. As fake news e a produção jornalística de referências. 2023. 386f. Tese (Doutorado em Comunicação e Cultura Contemporâneas) – Faculdade de Comunicação, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2023.
OLIVEIRA, Frederico. Fake news no WhatsApp: relações entre interface e formatos de circulação de conteúdos falsos. In: ENCONTRO VIRTUAL DA ABCIBER, 1, 2020. Anais [...], São Paulo: Abciber, 2020, p.1-16.
OLIVEIRA, Frederico Ramos. Os voos do Pavão Misterioso: circulação de fake news no WhatsApp. In: ENCONTRO NORTE-NORDESTE DA ABCIBER, 2., 2019, Aracaju. Redes educativas e os desafios atuais da Cibercultura. Anais [...]. Aracaju: Unit, 2019.
OMENA, Janna Joceli et al. The potentials of Google Vision API-based networks to study natively digital images. Diseña, [S.l], v. 19, p. 1-25, ago. 2021.
RECUERO, Raquel. Introdução à análise de redes sociais online. Salvador: Edufba, 2017. Disponível em: < https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/24759/4/AnaliseDeRedesPDF.pdf>. Acesso em 18 jan. 2023.
RECUERO, Raquel; GRUZD, Anatoliy. Cascatas de fake news: um estudo de caso do Twitter. Galáxia, São Paulo, n. 41, p. 31-47, mai.-ago. 2019.
RESENDE, Gustavo et al. Analyzing textual (mis)information shared in WhatsApp groups. In: ACM CONFERENCE ON WEB SCIENCE, 2019, 11, Boston. Proceedings […]. Boston: WebSci, 2019a, v. 11.
SANTAELLA, Lucia. A pós-verdade é verdadeira ou falsa?. Barueri, SP: Estação das Letras e Cores, 2018.
SANTAELLA, Lucia. De onde vem o poder da mentira?. Barueri, SP: Estação das Letras, 2021b.
SHAFI, Shuaib; RAVIKUMAR, Madhavi. Dynamics of Fake News Dissemination: A Case Study in the Indian context. Media Watch, [S.l], v. 9, n. 1, p. 131-140, 2018.
SUSTEIN, Cass R. On rumors: how falsehoods spread, why we believe them; what can be done. New York: Farrar, Straus and Giroux, 2009.
TANDOC, Edson C.; LIM, Zheng Wei; LING, Richard. Defining “Fake News”: a tipology of scholarly definitions. Digital Journalism, [S.l], v. 6, n. 2, p. 137-153, 2017.
TARDE, Gabriel de. A opinião e as massas. São Paulo: Martins Fontes, 2005.
TORRES, Russel; GERHART, Natalie; NEGAHBAN, Arash. Combating fake news: an investigation of information verification behaviors on social networking sites. In: HAWAII INTERNATIONAL CONFERENCE ON SYSTEM SCIENCES, 51, 2018, Waikoloa Village. Proceedings… HICSS, 2018, v. 51.
VAN DIJCK, José; POELL, Thomas; DE WAAL, Martijn. The platform society: public values in a connective world. New Yourk: Oxford University Press, 2018.
VAN DJICK, José. Seeing the forest for the threes: visualizing platforms and the governance. New Media & Society, [S.l], v. 23, n. 9, p. 2801-2819, 2020.
VOSOGUI, Soroush; ROY, Deb; ARAL, Sinan. The spread of true and false news online. Science, [S.l.], v. 359, n. 6380, p. 1146-1151, 2018.
WHITTAKER, Jason. Tech Giants, Artificial Intelligence, and the Future of Journalism. New York: Routledge, 2019
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Frederico Oliveira, André Lemos

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores retêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de publicar o seu trabalho pela primeira vez sob a licença Creative Commons (CC-BY), que permite o intercâmbio de obras e reconhecimento de autoria na revista.