¿Cómo plataformas producen desinformación?

Autores/as

  • Frederico Oliveira Universidade Federal da Bahia
  • André Lemos Universidade Federal da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.22409/v95zqw38

Resumen

 O artigo demonstra a relação entre a interface e algoritmos das plataformas e a produção, consumo e refutação de conteúdos falsos relacionados ao kit gay, à Vaza Jato e à Covid-19. Para tanto, reúne o diário do campo dos pesquisadores, com incursões em grupos públicos sobre política no Telegram e no WhatsApp entre 2018 e 2022; realiza análise de interface do WhatsApp e a coleta e discussão de tuítes sobre o kit gay. Os resultados apontam que as interfaces das plataformas: a) produzem  tipos específicos de desinformação; b) determinam estratégias para que a circulação de um conteúdo falso seja ampliada; e c) definem condições para a refutação de conteúdos falsos. Sendo assim, no atual contexto de plataformização, dataficação e performatividade algorítmica, não é possível compreender a desinformação sem analisar as materialidades das plataformas.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Frederico Oliveira, Universidade Federal da Bahia

    Doutor em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela Universidade Federal da Bahia.

  • André Lemos, Universidade Federal da Bahia

    Professor titular da Fa-culdade de Comunicação da UFBA. Professor do Programa de Pós-Gradu-ação em Comunicação da UFBA.

Referencias

AMOORE, Louise. Cloud ethics: algorithms and the attributes of Ourselves and Others. Durhman; London: Duke University Press, 2020.

ARUN, Chinmayi. On WhatsApp, rumors and lynchings. Economic & Political Weekly, [S.l], v. LIV, n. 6, p. 30-35, 9 fev. 2019.

BAKIR, Vian; MCSTAY, Andrew. Fake news and the economy of emotions. Digital Journalism, [S.l.], v. 6, n. 2, p. 154-175, 2017.

BACARELLA, Christian et al. Social media? It's serious! Understanding the dark side of social media. European Management Journal, [S.l.], v. 36, n. 4, p. 431-438, ago. 2018.

BRASIL. Supremo Tribunal Federal. Inquérito. Inq 4828/DF. Relator: Ministro Alexandre de Moraes. Autor: Ministério Público Federal; sob sigilo. Procuradores: Procuradoria-Geral da República; sob sigilo. 2020-atual. Disponível em: <https://portal.stf.jus.br/processos/detalhe.asp?incidente=5895367>. Acesso em 23 jan. 2023.

BOLTER, Jay David; GRUSIN, Richard. Remediation: understanding new media. Cambridge: The MIT Press, 2000.

BOUNEGRU, Liliana; CHAMBERS, Lucy; GRAY, Jonathan. The data journalism handbook. [S.l: s.n], 201?. Disponível em: <https://datajournalism.com/read/handbook/one>. Acesso em 25 jan. 2020.

BUCHER, Tania. If… then: algorithmic power and politics. New York: Oxford University Press, 2018.

CALVO, Ernesto; ARUGUETE, Natalia. Fake news, trolls y otros encantos: cómo funcionan (para bien y para mal) las redes sociales. [S.l]: Siglo XXI Editores, 2020.

CANAVILHAS, João; COLUSSI, Juliana; MOURA, Zita-Bacelar. Desinformación em las elecciones presidenciales 2018 em Brasil: un análisis de los grupos familiares en WhatsApp. El profesional de la información, [S.l], v. 28, n. 5, 2019.

CESARINO, Letícia. O mundo do avesso: verdade e política na era digital. São Paulo: Ubu, 2022.

GILLESPIE, Tarleton. A relevância dos algoritmos. Parágrafo, São Paulo, v. 6, n. 1, p. 95-121, jan.-abr. 2018.

GILLESPIE, Tarleton. Do not recommend? Reduction as a form of content moderation. Social Media + Society, [S.l], p. 1-13, jul.-set. 2022

GOOGLE. Search Quality Evaluator Guidelines. 2022. Disponível em: https://static.googleusercontent.com/media/guidelines.raterhub.com/pt-BR//searchqualityevaluatorguidelines.pdf. Acesso em 27 jul. 2022.

JURNO, Amanda Chevtchouk. Facebook e a plataformização do jornalismo: uma cartografia das disputas, parceiras e controvérsias entre 2014 e 2019. 2020. 225f. Tese (Doutorado em Comunicação Social) – Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2020.

LEE, Kate Sangwon; WEI, Huaxin. Design factors of ethics and responsability in social media: a systematic review of literature and expert review of guiding principles. Journal of Media Ethics, [S.l], v. 37, n. 3, p. 156-178, 2022.

LEMOS, André. Plataformas, Dataficação e Performatividade Algorítmica (PDPA): desafios atuais da cibercultura. In: PRATA, Nair; PESSOA, Sônia Caldas (Orgs.). Fluxos comunicacionais e crise da democracia. São Paulo: Intercom, 2020a, p. 107-116

LEMOS, André. Epistemologia da comunicação, neomaterialismo e cultura digital. Galáxia, São Paulo, n. 43, p. 54-66, jan.-abr. 2020b.

LEMOS, André; BITENCOURT, Elias; SANTOS, João Guilherme Bastos dos. Fake news as fake politics: the digital materialities of YouTube misinformation videos about Brazilian oil spill catastrophe. Media, Culture & Society, [S.l], v. 43, n. 3, p. 886-905, 2020.

LEMOS, André; OLIVEIRA, Frederico. Fake news e cadeias de referência: a desinformação sobre Covid-19 e o projeto de verificação do Facebook. Fronteiras: estudos midiáticos, [S.l], v. 23, n. 2, p. 73-88, mai.-ago. 2021.

LIGHT, Ben; BURGESS, Jean; DUGUAY, Stefanie. The walkthrough method: an approach to the study of apps. New Media & Society, [S.l], v. 20, n. 3, p. 881-900, 2018.

MACHADO, Caio C. Vieira et al. Ciência contaminada: analisando o contágio de desinformação sobre coronavírus via YouTube. Salvador: LAUT; INCT.DD; CEPEDISA, 2020.

MELO, Philipe de Freitas et al. Can WhatsApp counter misinformation by limiting message forwarding? In: CHERIFI, Hofine et al. (Eds). Complex networks and their applications VIII: Volume 1: Proceedings of the Eighth International Conference on Complex Networks and their application. [S.l]: Springer, 2020a.

MELO, Phillipe et al. Relatório Eleições Presidenciais de 2018: relatório Monitor de WhatsApp. Monitor de WhatsApp da UFMG, 2020b. Disponível em: < http://150.164.214.48/monitor-de-whatsapp/data/reports/pdfs/2018_06_report_geral_eleicao_presidencial.pdf>. Acesso em 25 jan. 2023.

MELO, Phillipe et al. Report WhatsApp TSE: Eleições. Monitor de WhatsApp da UFMG, 2022. Disponível em: < http://150.164.214.48/monitor-de-whatsapp/data/reports/pdfs/whatsapp_report_tse_eleicoes.pdf>. Acesso em 25 jan. 2023.

MUKHERJEE, Rahul. Mobile witnessing on WhatsApp: vigilante virality and the anatomy of mob lynching. South Asian Popular Culture, [S.l], 2020. DOI: 10.1080/14746689.2020.1736810

O’CONNOR, Callin; WEATHERALL, James Owen. The misinformation age: how false beliefs spread. New Haven; London: Yale University, 2019.

OLIVEIRA, Frederico. As fake news e a produção jornalística de referências. 2023. 386f. Tese (Doutorado em Comunicação e Cultura Contemporâneas) – Faculdade de Comunicação, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2023.

OLIVEIRA, Frederico. Fake news no WhatsApp: relações entre interface e formatos de circulação de conteúdos falsos. In: ENCONTRO VIRTUAL DA ABCIBER, 1, 2020. Anais [...], São Paulo: Abciber, 2020, p.1-16.

OLIVEIRA, Frederico Ramos. Os voos do Pavão Misterioso: circulação de fake news no WhatsApp. In: ENCONTRO NORTE-NORDESTE DA ABCIBER, 2., 2019, Aracaju. Redes educativas e os desafios atuais da Cibercultura. Anais [...]. Aracaju: Unit, 2019.

OMENA, Janna Joceli et al. The potentials of Google Vision API-based networks to study natively digital images. Diseña, [S.l], v. 19, p. 1-25, ago. 2021.

RECUERO, Raquel. Introdução à análise de redes sociais online. Salvador: Edufba, 2017. Disponível em: < https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/24759/4/AnaliseDeRedesPDF.pdf>. Acesso em 18 jan. 2023.

RECUERO, Raquel; GRUZD, Anatoliy. Cascatas de fake news: um estudo de caso do Twitter. Galáxia, São Paulo, n. 41, p. 31-47, mai.-ago. 2019.

RESENDE, Gustavo et al. Analyzing textual (mis)information shared in WhatsApp groups. In: ACM CONFERENCE ON WEB SCIENCE, 2019, 11, Boston. Proceedings […]. Boston: WebSci, 2019a, v. 11.

SANTAELLA, Lucia. A pós-verdade é verdadeira ou falsa?. Barueri, SP: Estação das Letras e Cores, 2018.

SANTAELLA, Lucia. De onde vem o poder da mentira?. Barueri, SP: Estação das Letras, 2021b.

SHAFI, Shuaib; RAVIKUMAR, Madhavi. Dynamics of Fake News Dissemination: A Case Study in the Indian context. Media Watch, [S.l], v. 9, n. 1, p. 131-140, 2018.

SUSTEIN, Cass R. On rumors: how falsehoods spread, why we believe them; what can be done. New York: Farrar, Straus and Giroux, 2009.

TANDOC, Edson C.; LIM, Zheng Wei; LING, Richard. Defining “Fake News”: a tipology of scholarly definitions. Digital Journalism, [S.l], v. 6, n. 2, p. 137-153, 2017.

TARDE, Gabriel de. A opinião e as massas. São Paulo: Martins Fontes, 2005.

TORRES, Russel; GERHART, Natalie; NEGAHBAN, Arash. Combating fake news: an investigation of information verification behaviors on social networking sites. In: HAWAII INTERNATIONAL CONFERENCE ON SYSTEM SCIENCES, 51, 2018, Waikoloa Village. Proceedings… HICSS, 2018, v. 51.

VAN DIJCK, José; POELL, Thomas; DE WAAL, Martijn. The platform society: public values in a connective world. New Yourk: Oxford University Press, 2018.

VAN DJICK, José. Seeing the forest for the threes: visualizing platforms and the governance. New Media & Society, [S.l], v. 23, n. 9, p. 2801-2819, 2020.

VOSOGUI, Soroush; ROY, Deb; ARAL, Sinan. The spread of true and false news online. Science, [S.l.], v. 359, n. 6380, p. 1146-1151, 2018.

WHITTAKER, Jason. Tech Giants, Artificial Intelligence, and the Future of Journalism. New York: Routledge, 2019

Publicado

2025-08-29