Para uma crítica da economia política das plataformas digitais:

a configuração de uma nova estrutura de mediação social

Autores

  • Helena Martins Universidade Federal do Ceará (UFC)
  • César Bolaño UFS

DOI:

https://doi.org/10.22409/contracampo.v44i1.65506

Palavras-chave:

Economia Política da Comunicação e da Cultura, Plataformização, Plataformas digitais, Mediação social

Resumo

O artigo discute três temas com vistas a uma abordagem das plataformas digitais, a partir da Economia Política da Comunicação: 1) a defi nição de plataformização e plataformas digitais em relação às transformações capitalistas; 2) a reconfiguração das relações internacionais na economia de plataformas; e 3) as manifestações empíricas do fenômeno, organizadas em uma taxonomia que divide tipos de plataforma a partir de: Estrutura de propriedade; Atividade principal; Modelo de fi nanciamento; e Posição no conjunto do sistema. Perpassando diferentes níveis de abstração, propõe o entendimento da plataformização como forma de concentração da produção social e das plataformas digitais como estruturas de agregação de agentes e suas produções, constituindo uma nova estrutura de mediação social. A taxonomia proposta permite a análise das especifi cidades dos setores e agentes.

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Biografia do Autor

  • Helena Martins, Universidade Federal do Ceará (UFC)

    Doutora em Comunicação Social pela Universidade de Brasília (UnB, 2018), com período sanduíche no Instituto Superior de Economia e Gestão (Iseg) da Universidade de Lisboa. Docente no Programa de Pós-Graduação em Comunicação na Universidade Federal do Ceará (UFC). Pós-doutoranda em Economia pela Universidade Federal de Sergipe (UFS).

  • César Bolaño, UFS

    Professor aposentado da Universidade Federal  de Sergipe (UFS). Coordenador do projeto "A governança econômica das redes digitais: para uma análise dos mercados e da concorrência da internet e seus impactos sobre os direitos dos usuários" (Projeto Fapesp: 21/06992-1).

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Publicado

2025-04-29