Para uma crítica da economia política das plataformas digitais:
a configuração de uma nova estrutura de mediação social
DOI:
https://doi.org/10.22409/contracampo.v44i1.65506Palavras-chave:
Economia Política da Comunicação e da Cultura, Plataformização, Plataformas digitais, Mediação socialResumo
O artigo discute três temas com vistas a uma abordagem das plataformas digitais, a partir da Economia Política da Comunicação: 1) a defi nição de plataformização e plataformas digitais em relação às transformações capitalistas; 2) a reconfiguração das relações internacionais na economia de plataformas; e 3) as manifestações empíricas do fenômeno, organizadas em uma taxonomia que divide tipos de plataforma a partir de: Estrutura de propriedade; Atividade principal; Modelo de fi nanciamento; e Posição no conjunto do sistema. Perpassando diferentes níveis de abstração, propõe o entendimento da plataformização como forma de concentração da produção social e das plataformas digitais como estruturas de agregação de agentes e suas produções, constituindo uma nova estrutura de mediação social. A taxonomia proposta permite a análise das especifi cidades dos setores e agentes.
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