O Produtivo Tempo Livre dos Jovens: representações do consumo do tempo na contemporaneidade
DOI:
https://doi.org/10.22409/contracampo.v1i24.196Keywords:
juventude, empreendedorismo, mídiaAbstract
Este artigo pretende investigar as recentes transformações nos usos do tempo livre juvenil. Diante da observação de representações midiáticas que encenam adolescentes empreendendo e produzindo em seus momentos de lazer e diversão, sugerimos poder estar presenciando o crescimento e a naturalização de uma mentalidade empreendedora entre os jovens. Não mais apenas detentores do direito de consumir, torna-se recorrente, no discurso midiático, a legitimação de um dever de produzir entre os adolescentes – nem que seja a subjetiva produção de si como capital humano a ser aperfeiçoado. Tal hipótese se edifica diante da observação do consumo do tempo livre juvenil encenado e retratado na mídia; tempo livre este que se torna tanto mais valorizado quanto mais produtivo seja. Para embasar a argumentação, fazemos uma análise comparativa de duas séries de TV voltadas para o público jovem, complementando-as, ainda, com matérias jornalísticas.Downloads
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2012-08-07
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Artigos
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