Dimensões da Autonomia: O Programa Bolsa-Família no discurso midiático e na fala das beneficiárias
DOI:
https://doi.org/10.22409/contracampo.v0i14.517Keywords:
autonomia, pobreza, deliberação mediada, conversação face a face, grupo focalAbstract
Apresenta-se neste artigo uma investigação empírica acerca das dimensões da autonomia associadas ao Programa Bolsa-Família do governo Lula. No espaço de visibilidade midiática (Jornal Nacional, Fantástico, Veja, Isto é e Folha de S. Paulo) esse programa é retratado por meio de frames que ressaltam as noções de paternalismo, filantropia, exclusão e auto-sustentação. Tais frames, além de articularem os argumentos de agentes políticos em uma deliberação mediada a longo prazo, aparecem também nas discussões entre as beneficiárias do programa através da realização de grupos focais em três regiões distintas da cidade de Belo Horizonte (Pampulha, Barreiro e Venda Nova), O embate argumentativo travado no espaço de visibilidade midíática é comparado à troca de pontos de vista gerada nos grupos focais a fim de identificarmos como a autonomia é entendida, elaborada e vivenciada. Verifica-se, então, as consonâncias e discrepâncias presentes nos modos de conceber e lidar com as políticas sociais de combate à pobreza que têm como objetivo vencer a dependência.Downloads
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2006-01-01
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Artigos
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