A imagem como metáfora do desejo
DOI:
https://doi.org/10.22409/contracampo.v0i16.401Keywords:
imagem, midia, metáforasAbstract
A questão da imagem e da mídia nos leva à necessidade de um suporte de imagem no qual o invisível (o objeto ideia) e o visível (o objeto concreto) formam uma unidade medial em busca de um sentido, O "objeto ideia" é um lugar virtual de verdade e a 'metáfora sensorial" é a identidade de uma humanidade solta do elemento de fascinação exercido sobre nós pela confrontação entre a "imagem ideia", a "imagem fantasma" e o objeto concreto. As "metáforas sensoriais" são estocadas de maneira visível no "Ateliê de Imagens", qualquer que seja seu enquadramento. A imagem fantasma sai de uma matriz virtual (o Ateliê Intimo) obrigando os fantasmas e idéias a desenvolver novas modalidades de percepção e reagir a novas técnicas de representação. No "ateliê de imagens", o objeto concreto serve então de suporte para a imagem fantasma. A questão é antes de saber como as emoções transformam-se em imagens metafóricas e quando elas entram no campo simbólico do ato físico da palavra e do ato social da comunicação sensorial.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2007-06-01
Issue
Section
Artigos
License
The authors retain copyright and grant the journal the right to publish their work for the first time under the Creative Commons licence, which allows the exchange of academic work and recognition of authorship in the journal.