O medo como mídia: estratégias de narração no jornalismo de O Globo

Authors

  • Leticia Matheus Universidade federal fluminense

DOI:

https://doi.org/10.22409/contracampo.v0i19.403

Keywords:

jornalismo - narrativa - sensacionalismo - memória - medo

Abstract

Este artigo apresenta o resultado de uma pesquisa que pretendeu evidenciar a comunicação jornalística como um processo dinàmico que solicita e reconfigura uma memória das sensações, tendo como elemento principal o medo. Destacou-se o medo como mediador da experiência cotidiana na cidade do Rio, a partir de narrativas apresentadas pelo jornal O Globo, na sua cobertura policial. Estudaram-se dois episódios: um assalto a uma estação do metrô, no qual morreu uma adolescente, e um ataque a uma universidade, do qual saiu ferida uma aluna, ambos em 2003. As coberturas desses dois casos se deram a partir de Uni conjunto de estratégias narrativas que forneceram um efeito de continuidade temporal e espacial ao fenônemo da violência urbana. Deste modo, a leitura que se faz de cada novo crime se encontra em diálogo com parâmetros interpretativos fornecidos anteriormente pelo próprio jornal.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Leticia Matheus, Universidade federal fluminense

Doutoranda em Comunicação na UFI COO) a pesquisa "jornais centenários e iemporalidadcs....sob orientação da professora Marialva Barbosa. Bolsista da CAPES. Mestre em Comunicação pela UFF (2006). com a dissertação "Elos, temporalidades e narrativas: a experiência conteniporânea do medo no jornalismo de O Globo". Membro do núcleo de pesquisa do CNPq Micha. Memória e História. 97

Published

2008-06-29