Pacto de Visibilidade: Mídia, Celebridades e Humilhação
DOI:
https://doi.org/10.22409/contracampo.v0i30.682Abstract
Este artigo emprega os conceitos de celebridade e de humilhação consentida para analisar a projeção midiática de Geisy Arruda, hostilizada por colegas da Universidade Bandeirante de São Paulo (Uniban), em 2009. Após a ampla divulgação das imagens do vexame público, Geisy foi tratada como inquestionável vítima de preconceito. Com o fim da repercussão do episódio, a estudante adotou diversas estratégias para manter-se em evidência, concordando, muitas vezes, em ser depreciada ou ridicularizada por programas jornalísticos e humorísticos. Argumentamos que o caso em questão ilustra, perfeitamente, o pacto de visibilidade firmado entre candidatos à fama e setores da mídia crescentemente dispostos a converter a exibição da intimidade e o rebaixamento moral em fontes de entretenimento.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2014-08-31
Issue
Section
Seção Especial
License
The authors retain copyright and grant the journal the right to publish their work for the first time under the Creative Commons licence, which allows the exchange of academic work and recognition of authorship in the journal.