Materialidades mediais. Notas sobre uma perspectiva pós-hermenêutica
DOI:
https://doi.org/10.22409/contracampo.v33i2.761Keywords:
Materialidades, Pós-hermenêutica, Teoria Negativa dos Media, Teoria da ComunicaçãoAbstract
A materialidade é um ponto cego teórico. É uma resistência, uma opacidade, uma negatividade: ela não pode ser tematizada por aquilo que ela carrega. Ela não pode ser representada. Para expor essa característica medial, este trabalho recorre às obras de Hans-Ulrich Gumbrecht e Dieter Mersch. Ambos fundamentam um campo denominado de pós-hermenêutico, no qual a materialidade emerge como um conceito-chave para se apreender as dimensões mediais e comunicacionais que estão para além ou aquém do sentido. Este texto busca compor uma breve introdução ao conceito de materialidade para as teorias dos media e da comunicação.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2015-12-17
Issue
Section
Artigos
License
The authors retain copyright and grant the journal the right to publish their work for the first time under the Creative Commons licence, which allows the exchange of academic work and recognition of authorship in the journal.