Lembrar para esquecer: diários e memórias do holocausto

Authors

  • Barbara Heller
  • Priscila Ferreira Perazzo USCS

DOI:

https://doi.org/10.22409/contracampo.v35i1.900

Keywords:

Memória, Literatura, Holocausto, Diário, Paratexto

Abstract

O holocausto ainda é um tema que reverbera e é apropiado pela e na mídia. O diário de Helga (2013) e As meninas do quarto 28 (2014), publicados no Brasil, são dois exemplos. Os paratextos “Nota do Organizador”, “Entrevista com Helga Weiss”; “Prefácio” e “Prólogo”, respectivamente, tratam das maneiras pelas quais os relatos orais e os manuscritos, localizados após o término da Segunda Guerra Mundial, expressam a memória das sobreviventes e a maneira pela qual foram organizados. Analisados em maior profundidade que o restante das obras e com o suporte dos estudiosos da memória, concluímos que a intervenção direta desses interlocutores, que cumpriram o papel de mediadores entre autores, obra e leitores, reagrupou lembranças  individuais, modulou recepções e alimentou a indústria editorial brasileira.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2016-04-27

Issue

Section

Ensaios Temáticos