Rememorando a Primeira Guerra Mundial: apropriações da memória coletiva pela publicidade britânica no ano do centenário (1914 – 2014)
DOI:
https://doi.org/10.22409/contracampo.v35i3.947Palavras-chave:
comunicação e consumo, memória, publicidade, Primeira Guerra MundialResumo
Este artigo examina duas campanhas publicitárias veiculadas no Reino Unido no ano em que se comemorou os 100 anos da eclosão da Primeira Guerra Mundial. As lembranças dos que lutaram nos campos de batalha fornecem matéria-prima para ambas as produções. Interessa-nos discutir como a memória coletiva é acionada estrategicamente para estabelecer conexões entre o anunciante e o legado afetivo da efeméride. Em ambos os casos, a própria publicidade se torna produto de consumo, tendo os comerciais sido amplamente comentados e compartilhados nas redes sociais online. Ressaltando a diferença entre memória e arquivo, destaca-se a dimensão propriamente afetiva da memória, a conexão entre memória individual e coletiva, bem e a relevância da memória como patrimônio na manutenção dos vínculos sociais. Por fim, problematiza-se o uso estratégico da memória social nas lógicas de consumo.Downloads
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