Rememorando a Primeira Guerra Mundial: apropriações da memória coletiva pela publicidade britânica no ano do centenário (1914 – 2014)

Autores

  • Gisela Castro ESPM/SP
  • Vera Pasqualin ESPM

DOI:

https://doi.org/10.22409/contracampo.v35i3.947

Palavras-chave:

comunicação e consumo, memória, publicidade, Primeira Guerra Mundial

Resumo

Este artigo examina duas campanhas publicitárias veiculadas no Reino Unido no ano em que se comemorou os 100 anos da eclosão da Primeira Guerra Mundial. As lembranças dos que lutaram nos campos de batalha fornecem matéria-prima para ambas as produções. Interessa-nos discutir como a memória coletiva é acionada estrategicamente para estabelecer conexões entre o anunciante e o legado afetivo da efeméride. Em ambos os casos, a própria publicidade se torna produto de consumo, tendo os comerciais sido amplamente comentados e compartilhados nas redes sociais online. Ressaltando a diferença entre memória e arquivo, destaca-se a dimensão propriamente afetiva da memória, a conexão entre memória individual e coletiva, bem e a relevância da memória como patrimônio na manutenção dos vínculos sociais. Por fim, problematiza-se o uso estratégico da memória social nas lógicas de consumo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gisela Castro, ESPM/SP

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1980), graduação em Complementação Pedagógica pela Universidade Santa Úrsula (1984), mestrado em Comunicação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1998) e doutorado em Comunicação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2003). Atualmente é sócia nucleada ao np culturas urbanas da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação, sócio fundador e conselheiro da Associação Brasileira de Pesquisadores em Cibercultura, coordenador de programa de mestrado da Escola Superior de Propaganda e Marketing, coordenadora de linha de pesquisa da Escola Superior de Propaganda e Marketing e professor titular da Escola Superior de Propaganda e Marketing. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Comunicação e consumo, atuando principalmente nos seguintes temas: comunicação, consumo, cibercultura, música digital e consumo cultural.

Referências

BEIGUELMAN, Giselle. Reinventar a memória é preciso. In: BEIGUELMAN, Giselle; MAGALHÃES, Ana G. (Org.). Futuros possíveis: arte, museus e arquivos digitais = Possible futures: art, museums and digital archives. São Paulo: Petrópolis, Edusp, 2014, p. 12 – 33.

BOSI, Ecléa. Memória e sociedade: lembranças de velhos. 3ª ed., São Paulo: Cia. das Letras, 1994.

CASTRO, Gisela G. S. Comunicação e consumo nas dinâmicas culturais do mundo globalizado. Pramatizes – Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura, no. 6, 2014, p. 58 – 71.

COSTA, Maria Cristina C.. O objeto, o colecionador e o museu. Revista Imaginário. Memória. No 2. São Paulo, USP, jan/1995.

DESVALLÉES, André; MAIRESSE, François. Conceitos-chave de museologia. São Paulo: Comitê Brasileiro do Conselho Internacional de Museus, Conselho Internacional de Museus, Pinacoteca do Estado de São Paulo, Secretaria de Estado da Cultura, 2013.

FERRAZ, Maria Cristina F.. Homo deletabilis: corpo, percepção, esquecimento do século XIX ao XXI. Rio de Janeiro: Garamond, 2010.

FERREIRA, Jerusa P.. De magia, tempo e memória. Revista Imaginário. Memória. No. 2. São Paulo, USP, jan/1995.

__________. Apresentação. In: NUNES, Mônica R. F.. A memória na mídia: a evolução dos memes de afeto. São Paulo: Annablume, FAPESP, 2001.

FOGG, Ally. Sainsbury’s Christmas ad is a dangerous and disrespectful masterpiece. The Guardian, Opinion, 13/11/2014.

GARCÍA CANCLINI, Néstor. Consumidores e cidadãos. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2010.

IZQUERDO, Iván; BEVILAQUA, Lia R. M.; CAMMAROTA, Martin. A arte de esquecer. Estudos Avançados, vol. 20, no. 58, 2006, p. 289 – 296.

KENNEDY, Maev. Aardman animates notes from frontline for Imperial War Museum reopening. The Guardian, First World War, 07/07/2014.

MENESES, Ulpiano B. de. Os paradoxos da memória. In: MIRANDA, Danilo Santos de (org.). Memória e cultura: a importância da memória na formação cultural humana. São Paulo: Ed. SESC SP, 2007.

OLIVEIRA, Carmen Irene C. de; ORRICO, Evelyn G. D.. Memória e discurso: um diálogo promissor. In: GONDAR, Jô; DODEBEI, Vera (Orgs.) O que é memória social? Rio de Janeiro: Contra Capa Livraria, Programa de Pós-Graduação em Memória Social da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, 2005.

PASQUALIN, Vera da Cunha. Práticas culturais e as políticas governamentais: um olhar sobre o vale-cultura. In: JORDÃO, Gisele; ALLUCCI, Renata R.. Panorama setorial da cultura brasileira 2013-2014. São Paulo: Allucci & Associados Comunicações, 2014.

SMITH, Mark. Sainsbury's Christmas advert recreates first world war truce. The Guardian. Advertising. 13/11/2014.

Downloads

Publicado

2016-12-22

Edição

Seção

Ensaios Temáticos