“O que você faz para ser feliz?”: reflexões sobre a felicidade e a memória no discurso publicitário

Authors

  • Victor Márcio Laus Reis Gomes Universidade Católica de Brasília
  • Renata Andreoni Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)

DOI:

https://doi.org/10.22409/contracampo.v35i3.854

Keywords:

Discurso. Publicidade. Memória.

Abstract

Este trabalho apresenta um olhar reflexivo sobre o discurso publicitário. Mais especificamente, são explorados os sentidos construídos em torno da felicidade e o lugar da memória no discurso de uma campanha veiculada pela rede de supermercados Pão de Açúcar em 2013. A reflexão é conduzida através da Análise de Discurso, de acordo com os pressupostos de Patrick Charaudeau, e indica que os discursos publicitários podem ter relações com uma base de memórias sociais que despertam cadeias de identificações nos sujeitos consumidores. O estudo ainda explora possibilidades de compreensão de perspectivas conceituais da memória associadas aos processos de comunicação.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Victor Márcio Laus Reis Gomes, Universidade Católica de Brasília

Doutor em Comunicação Social. Professor e pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Comunicação.

Renata Andreoni, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)

Doutoranda e Mestre em Comunicação Social.

Published

2016-12-22

Issue

Section

Ensaios Temáticos