“O que você faz para ser feliz?”: reflexões sobre a felicidade e a memória no discurso publicitário

Autores

  • Victor Márcio Laus Reis Gomes Universidade Católica de Brasília
  • Renata Andreoni Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)

DOI:

https://doi.org/10.22409/contracampo.v35i3.854

Palavras-chave:

Discurso. Publicidade. Memória.

Resumo

Este trabalho apresenta um olhar reflexivo sobre o discurso publicitário. Mais especificamente, são explorados os sentidos construídos em torno da felicidade e o lugar da memória no discurso de uma campanha veiculada pela rede de supermercados Pão de Açúcar em 2013. A reflexão é conduzida através da Análise de Discurso, de acordo com os pressupostos de Patrick Charaudeau, e indica que os discursos publicitários podem ter relações com uma base de memórias sociais que despertam cadeias de identificações nos sujeitos consumidores. O estudo ainda explora possibilidades de compreensão de perspectivas conceituais da memória associadas aos processos de comunicação.

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Biografia do Autor

Victor Márcio Laus Reis Gomes, Universidade Católica de Brasília

Doutor em Comunicação Social. Professor e pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Comunicação.

Renata Andreoni, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)

Doutoranda e Mestre em Comunicação Social.

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Publicado

2016-12-22

Edição

Seção

Ensaios Temáticos