O investimento na inteligência humana é a oportunidade de amanhã. Entrevista com o filósofo Gilles Lipovetsky.

Autores

  • Mirella De Menezes Migliari ESPM Rio
  • Lucia Santa Cruz ESPM Rio
  • Sandra Sanches ESPM Rio

DOI:

https://doi.org/10.22409/contracampo.v37i3.22853

Palavras-chave:

Gilles Lipovetsky, educação, economia criativa, cidade educativa, consumismo

Resumo

Esta entrevista com o filósofo francês Gilles Lipovetsky, realizada pouco depois de sua participação num encontro internacional no Rio de Janeiro sobre educação, aborda a importância do processo educativo na formação da sociabilidade, reflete sobre o papel pedagógico da cidade como um espaço de geração de conhecimento, ao mesmo tempo em que aponta os impactos do excesso do consumo no desenvolvimento da inteligência humana. Lipovetsky trata ainda da cidade criativa, um conceito que reforça o caráter educativo dos contextos urbanos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mirella De Menezes Migliari, ESPM Rio

Mirella De Menezes Migliari é Doutora em Design pelo programa de Pós-graduação em Design da PUC-Rio, onde desenvolveu pesquisa relacionada à tipografia pós-moderna no Brasil (2010). Mestre em Communication Design pela Central Saint Martins, The London Institute (1998). Desenhista Industrial graduada pela ESDI-UERJ (1995). É professora Titular 1 e pesquisadora da ESPM-Rio onde leciona na Graduação em Publicidade e Propaganda e na Graduação em Design, e também no MPGEC - Mestrado Profissional em Gestão da Economia Criativa, e faz parte ainda do NDE de Design. É professora na Graduação em Design Gráfico da Faculdade Senac Rio. Pertence ao corpo editorial da Revista Diálogo com a Economia Criativa. É revisora da Revista Pós FAUUSP e da Revista Tríades, da Puc-Rio. Faz parte do LEMBRAR - Laboratório de Estudos de Memória Brasileira e Representação, cadastrado no CNPq. Atualmente desenvolve pesquisa relacionada à memória do Design no Brasil, especificamente sobre marcas cariocas.

Lucia Santa Cruz, ESPM Rio

Jornalista, mestre e doutora em Comunicação e Cultura pela UFRJ. Professora adjunta da ESPM Rio nos cursos de graduação de Jornalismo, Cinema, Publicidade & Propaganda e no Mestrado Profissional em Gestão da Economia Criativa (MPGEC). Coordena o Grupo de Pesquisa ESPM/CNPq Lembrar e o Laboratório de Estudos de Memória Brasileira e Representação (LEMBRAR), vinculado ao MPGEC. Suas pesquisas lidam com temas como história do jornalismo, memória, consumo e economia criativa.

lucia.santacruz@espm.br

Sandra Sanches, ESPM Rio

Jornalista, graduada pela Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (ECO-UFRJ), possui MBA em Marketing na Coppead e o Programa Executivo da Kellogg, na Northwestern University. É Mestre em Gestão da Economia Criativa pela ESPM Rio. Professora assistente da ESPM Rio nos cursos de graduação de Jornalismo e Publicidade e Propaganda.
sandra.sanches@espm.br

Publicado

2018-12-28