A relevância da crônica para o projeto de escrita de Luiz Ruffato: formação da autoridade sobre uma temática específica
DOI:
https://doi.org/10.22409/contracampo.v0i0.28519Keywords:
Crônica, Formação da autoridade, Luiz Ruffato.Abstract
A crônica é um gênero textual com grande potencial argumentativo. Por isso, comumente projeta o nome do cronista como formador de opinião. O objetivo deste trabalho é investigar a relevância da crônica para o projeto de Ruffato frente ao campo de produção cultural brasileiro. Para isso realizar-se-á uma classificação temática das crônicas de Ruffato publicadas no jornal El País a fim de identificar sob qual tema o autor mais se dedica. Identificamos a predominância de textos que traçam um panorama da situação política brasileira, o que nos permite afirmar que Ruffato se apresenta como uma referência no assunto, tornando-se um representante da opinião de seus leitores, ao mesmo tempo que a forma.
Downloads
References
ALMEIDA, Fernando Afonso de. Enunciação, ethos e gênero de discurso na análise da interação. In: PAULIUKONIS, Maria Aparecida Lino; GAVAZZI, Sigrid. Texto e discurso: mídia, literatura e ensino. Rio de Janeiro: Lucerna. 2003.
AMOSSY, Ruth. (Org). Imagens de Si no Discurso: a construção do ethos. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2011.
BARDOEL, Jo; DEUZE, Mark. ‘Network journalism’: Converging competencies of old and new media professionals. Australian Journalism Review, v. 23, n. 3, p. 91-103, dez. 2001. Disponível em: https://scholarworks.iu.edu/dspace/bitstream/handle/2022/3201/BardoelDeuze+NetworkJournalism+2001.pdf?sequence=1. Acesso em: 12/01/2018.
BOBBIO, Norberto. Os intelectuais e o poder: dúvidas e opções dos homens de cultura na sociedade contemporânea. Tradução de Marco Aurélio Nogueira. São Paulo, Editora da UNESP, 1997.
BOURDIEU, Pierre. As regras da arte. São Paulo: Companhia das Letras, 1996.
BRIGGS, Asa; BURKE, Peter. Uma história social da mídia: de Gutenberg à Internet. Trad. Maria Carmelita Pádua Dias. 3ª ed. Rio de Janeiro: Zahar, 2016.
CALADO, Karolina de Almeida; ROCHA, Heitor Costa Lima da. Narrativas jornalísticas sob a luz da pragmática: uma análise das implicações ideológicas a partir da perspectiva de Motta e Habermas. In: SOSTER, D. de A.; PICCININ, F. Q. (Org.). Narrativas midiáticas contemporâneas: perspectivas epistemológicas. Santa Cruz do Sul: Catarse, 2017.
CERQUEIRA, Rodrigo da Silva. Um escritor excepcional, uma obra de exceção: o Inferno Provisório e as movimentações de Luiz Ruffato no campo literário. Tese (doutorado). Universidade Federal de Juiz de Fora. Faculdade de Letras. Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários 2016.
CHARAUDEAU, Patrick. Discurso das mídias. São Paulo: Contexto, 2006.
DUREN, Ricardo Luís. Mais real que a realidade: a obra 1808 e o uso de elementos da narrativa literária pelo jornalismo. Dissertação. Programa de Pós-Graduação em Letras – Mestrado da Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC). 2013.
EGGS, Ekkehard. Ethos aristotélico, convicção e pragmática moderna. In: AMOSSY, Ruth. Imagens de si no discurso. São Paulo: Contexto, 2011. P. 29-56.
JENKINS, Henry. Cultura da convergência. 2ª. Ed. São Paulo: Aleph, 2009.
JOST, François. Seis lições sobre televisão. Porto Alegre: Sulina, 2004.
MOTTA, Luiz Gonzaga. Análise crítica da narrativa. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2013.
PENA, Felipe. Jornalismo, a objetividade subjetiva. Observatório da Imprensa: 06 fev. 2007 – ed. 419. Disponível em: http://observatoriodaimprensa.com.br/jornal-de-debates/jornalismo-a-objetividade-subjetiva/. Acesso em: 30 jun. 2017.
REIS, Marco Aurélio. O subúrbio feito letra: o cotidiano da periferia em crônicas ácidas e carnavalizadas. Tese (doutorado). Universidade Federal do Rio de Janeiro, Faculdade de Letras, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Literatura. Rio de Janeiro, 2015.
RODRIGUES, Michele Pereira. O cronismo de Luiz Ruffato no El País: narrativas de resistência e engajamento. Dissertação. Mestrado em Comunicação. Universidade Federal de Juiz de Fora. Juiz de Fora, MG. 2018.
SODRÉ, Muniz. A narração do fato: notas para uma teoria do acontecimento. Petrópolis: Vozes, 2009.
THOMÉ, Cláudia de Albuquerque. Literatura de ouvido: crônicas do cotidiano pelas ondas do rádio. 1ª. Ed. Curitiba: Appris, 2015.
ZARZALEJO, José Antonio. Comunicação, jornalismo e `fact-checking´. In: LLORENTE & CUENCA. A era da pós-verdade: realidade versus percepção. Revista UNO Desenvolvendo Ideias. Nº 27. 2017.Disponível em: www.revista-uno.com.br/wp-content/uploads/2017/03/UNO_27_BR_baja.pdf. Acesso em: 19/12/2017.
Downloads
Published
Issue
Section
License
The authors retain copyright and grant the journal the right to publish their work for the first time under the Creative Commons licence, which allows the exchange of academic work and recognition of authorship in the journal.