Experiência algorítmica: ação e prática de dado na plataforma Instagram
DOI:
https://doi.org/10.22409/contracampo.v0i0.40472Keywords:
Experiência, Algoritmos, InstagramAbstract
O objetivo deste artigo é investigar a relação entre a prática de dado e as ações algorítmicas em plataformas digitais. Para isso, fazemos uma análise descritiva dos documentos do Instagram que são dirigidos aos seus usuários, identificando o que sugere ação e consequência prática das materialidades digitais em termos de produção, compartilhamento e coleta. Através deles, observamos a centralidade da experiência nesse tipo de construção informacional, desenvolvida na relação com processos de dataficação – a qual chamamos de experiência algorítmica. A partir de uma perspectiva pragmatista e neomaterialista, sugerimos segui-la buscando perceber as diferenças práticas produzidas no uso de plataformas digitais e identificando interações relevantes em práticas situadas.
Downloads
References
ALLDRED, Pam; FOX, Nick. J. Sociology and the New Materialism: Theory, Research, Action. London: SAGE Publications, 2017.
BARAD, Karen. Meeting the universe halfway: quantum physics and the entanglement of matter and meaning. Durham/London: Duke University Press, 2007.
BITENCOURT, Elias. Smartbodies. Corpo, tecnologias vestíveis e performatividade algorítmica: um estudo exploratório dos modos heurísticos de corporar na plataforma Fitbit. Tese (Doutorado em Comunicação e Cultura Contemporâneas) – Universidade Federal da Bahia, 2019.
BUCHER, Taina. Want to be on the top ? Algorithmic power and the threat of invisibility on Facebook. New media & society, v. 14, n. 7, p. 1164-1180, 2012.
BUCHER, Taina. If... then: Algorithmic power and politics. New York: Oxford University Press, 2018.
D’ANDRÉA, Carlos. F. de B. Cartografando controvérsias com as plataformas digitais: apontamentos teórico-metodológicos. Galáxia, n. 38, p. 28-39, ago. 2018.
DEBAISE, Didier. Introduction. In: DEBAISE, Didier. (Ed.). Vie et expérimentation: Peirce, James, Dewey. Paris: Vrin, 2007. p. 7-15.
DIJCK, José Van; POELL, Thomas. Understanding the promises and premises of online health platforms. Big Data & Society, v. 3, n. 1, p. 1-11, jun. 2016.
DIRETRIZES da Comunidade. Instagram, sem data de publicação informada, 2019b. Disponível em: https://help.instagram.com/477434105621119. Acesso em: 12 ago. 2019.
DOURISH, Paul. Algorithms and their others: Algorithmic culture in context. Big Data & Society, v. 3, n. 2, p. 1-11, dez. 2016.
DOURISH, Paul. The stuff of bits: An essay on the materialities of information. Cambridge, MA: MIT Press, 2017.
GILLESPIE, Tarleton. The politics of ‘platforms’. New Media & Society, v. 12, n. 3, p. 347-364, 2010.
GILLESPIE, Tarleton. The relevance of algorithms. In: GILLESPIE, Tarleton; BOCZKOWSKI, Pablo J.; FOOT, Kirsten A. (Eds.). Media technologies: Essays on communication, materiality, and society. Cambridge, MA: MIT Press, 2014.
GILLESPIE, Tarleton. Platforms Intervene. Social Media + Society, v. 1, n. 1, p. 1-2, abr. 2015.
INTRONA, Lucas. Algorithms, Governance, and Governmentality. Science, Technology, & Human Values, v. 41, n. 1, p. 17-49, jan. 2016.
JAMES, William. Essays in Radical Empiricism. New York/London: Longmans, Green, and Co, 1912.
JAMES, William. A pluralistic universe. In: JAMES, William. William James Writings 1902-1910. New York: The Library of America, 1987.
JAMES, William. Pragmatism (1907). In: JAMES, William. Pragmatism and Other Writings. London: Penguin Books, 2000a.
JAMES, William. From The Meaning of Truth (1909). In: JAMES, William. Pragmatism and Other Writings. London: Penguin Books, 2000b.
KITCHIN, Rob. Thinking critically about and researching algorithms. Information Communication and Society, v. 20, n. 1, p. 14–29, 2017.
LAPOUJADE, David. William James Empirisme et pragmatisme. Paris: Les Empêcheurs de penser en rond, 2007.
LATOUR, Bruno. Enquête sur les modes d’existence: une anthropologie des Modernes. Paris: Éditions La Découverte, 2012.
LATOUR, Bruno. Biography of an inquiry: On a book about modes of existence. Social Studies of Science, v. 43, n. 2, p. 287-301, 2013.
LATOUR, Bruno. Down to Earth: Politics in the New Climatic Regime. Cambridge: Polity Press, 2018.
LEMOS, André. Sensibilités performatives. Les nouvelles sensibilités des objets dans les métropoles contemporaines. Sociétés, v. 132, n. 2, p. 75–87, 2016.
LEMOS, André. Epistemologia da comunicação, neomaterialismo e cultura digital. Galáxia, n. 43, p. 54-66, jan-abri. 2020a.
LEMOS, André. Comunicação, Mediação e Modo de Existência na Cibercultura. No prelo. Aprovado para publicação no livro Dossier Bruno Latour, organizado por Francisco Coutinho, Geane Alzamora e Joana Ziller. Belo Horizonte: Editora da UFMG, 2020b.
LEMOS, André. Plataformas, Dataficação e Performatividade Algorítmica (PDPA). Desafios atuais da cibercultura? Aprovado Livro do GP Comunicação, Divulgação Científica, Saúde e Meio Ambiente (ainda sem título definido). São Paulo: Intercom, 2020c. No prelo.
LEMOS, André.; BITENCOURT, Elias. Smartbody and performative sensibility in Fitbit devices. Galaxia, v. 1, n. 36, p. 5–17, 2017.
LEMOS, André.; PASTOR, Leonardo. A Fotografia como Prática Conversacional de Dados: espacialização e sociabilidade digital no uso do Instagram em praças e parques na cidade de Salvador. Comunicação Mídia e Consumo, v. 15, n. 42, p. 10–33, 2018a.
LEMOS, André.; PASTOR, Leonardo. Performatividade algorítmica e experiências fotográficas: uma perspectiva não-antropocêntrica sobre as práticas comunicacionais nos ambientes digitais. Lumina, p. 147–166, 2018b.
MAYER-SCHÖNBERGER, Viktor; CUKIER, Kenneth. Big data: A revolution that will transform how we live, work, and think. New York: Eamon Dolan/Houghton Mifflin Harcourt, 2013.
MOL, Annemarie. The body multiple: ontology in medical practice. Durham & London: Duke University Press, 2002.
MONTARDO, Sandra Portella. Selfies no Instagram: implicações de uma plataforma na configuração de um objeto de pesquisa. Galáxia, n. 41, p. 169-182, 2019.
POLÍTICA de dados do Instagram. Instagram, 19 abr. 2018a. Disponível em: https://www.facebook.com/help/instagram/155833707900388. Acesso em: 12 ago. 2019.
SAVRANSKY, Martin. The adventure of relevance: an ethics of social inquiry. London: Palgrave Macmillan, 2016.
SAVRANSKY, Martin. Pensar el pluriverso: elementos para una fiosofía empírica. Revista Diferencias, n. 8, p. 62-71, 2019.
SOBRE cookies. Instagram, sem data de publicação informada, 2019a. Disponível em: https://help.instagram.com/1896641480634370. Acesso em: 12 ago. 2019.
TERMOS de Uso. Instagram, 19 abr. 2018b. Disponível em: https://help.instagram.com/581066165581870. Acesso em: 12 ago. 2019.
VAN DIJCK, José; POELL, Thomas; WAAL, Martjin de. The Platform Society. New York: Oxford University Press, 2018.
Downloads
Published
Versions
- 2021-05-01 (2)
- 2020-08-26 (1)
Issue
Section
License
Copyright (c) 2020 Revista Contracampo
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
The authors retain copyright and grant the journal the right to publish their work for the first time under the Creative Commons licence, which allows the exchange of academic work and recognition of authorship in the journal.