Convergência de funções: jornalismo, publicidade e games

Autores/as

  • Vilso Junior Santi Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS

DOI:

https://doi.org/10.22409/contracampo.v0i21.27

Palabras clave:

Convergência de funções, Jornalismo, Publicidade, Games.

Resumen

Quando tratamos de convergência de funções na comunicação, um diagnóstico mais amplo dá conta que a maioria dos projetos práticos desenvolvidos nesse sentido tem como alicerce o ponto de vista jornalístico. Ou seja, partem da informação em busca de ferramentas (do entretenimento e dos games, por exemplo), a fim de compor novos e híbridos produtos comunicacionais. O que especulamos no presente trabalho, porém, é fruto de uma possível inversão dessa lógica. Partindo da plataforma entretenimento, através de uma de suas ferramentas – os games on-line, buscamos “encontrar” o universo da informação, seja ela jornalística e/ou publicitária, a fim de propor o desenho de um novo produto, de uma nova linguagem – a materialização de algo que carregue consigo, ao mesmo tempo, o potencial de informar e proporcionar lazer; que seja eficiente na fidelização do público jovem; e que se torne economicamente viável no mercado de bens culturais no longo prazo.

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Biografía del autor/a

Vilso Junior Santi, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS

Jornalista, Mestre em Comunicação Midiática pela Universidade Federal de Santa Maria, Doutorando em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul e coordenador de produção da Revista Famecos: Mídia Cultura e Tecnologia.

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Publicado

2010-09-21

Número

Sección

Ensaios Temáticos