Quanto vale ou é por quilo? Imagens-máscara dos excluídos, da era braçal à digital
DOI:
https://doi.org/10.22409/contracampo.v0i13.451Palabras clave:
imagens-máscara, inclusão digital, indústria da filantropia.Resumen
Este ensaio é uma tentativa de contextualizar o aspecto comunicativo do cinema brasileiro contemporâneo, enfocando o filme mais recente de Sérgio Bianchi, Quanto vale ou é por quilo?", em três aspectos fundamentais: em sua montagem estética de fotos baseadas na pesquisa dos depoimentos nos autos do Arquivo Nacional do Rio de Janeiro, em sua adaptação comparativa do conto 'Pai contra 'Mãe", de Machado de Assis, e em sua comprovação da inviável proposta das ONGs de minimizar desigualdades sociais e raciais. Estes aspectos estão aqui representados por três Imagens- máscara que, acredito, traduzem a essência da tese do filme-ensaio de Bianchi: imagens-máscara de simulação, imagens-máscara de punição e imagens-máscara de dissimulação, respectivamente. Conceitos de Brecht sobre a dialética do distanciamento, de Eisenstein sobre a montagem justaposta, de Susan Sontag sobre fotos posadas e de Bons Kossoy sobre realidade externa e interna da fotografia são referenciais teóricos fundamentais para esta análise.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
##submission.downloads##
Publicado
2005-12-01
Número
Sección
Artigos
Licencia
Os autores retêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de publicar o seu trabalho pela primeira vez sob a licença Creative Commons (CC-BY), que permite o intercâmbio de obras e reconhecimento de autoria na revista.