Televisão: entre a divulgação e a promoção

Autores/as

  • Maria Lília Dias de Castro

DOI:

https://doi.org/10.22409/contracampo.v0i13.502

Palabras clave:

Publicização, Merchandising, Telenovela

Resumen

Com base no pressuposto de que publicidade e televisão contraem uma relação complexa de dependência mútua, este trabalho propõe-se a investigar as ações realizadas pela televisão para tornar público o fazer que nela se produz. Para tal centra-se na noção de publicização como um movimento discursivo que a televisão desenvolve em relação tanto aos próprios produtos da grade de programação, como aos intervalos entre programas, para promover produtos / serviços, divulgar ações de interesse público, mostrar seu papel social e educativo. Funcionando de maneira nem sempre declarada,, uma vez que se traduz no jeito diferente de dizer e/ou mostrar, a publicização se manifesta de maneira autônoma (anúncios) ou de maneira difusa (no interior dos produtos televisuais). Especificamente para esta comunicação, a intenção é, entre suas diferentes formas, discutir o nierchandising, buscando entender esse movimento pelas operações semiótico-discursivas nele produzidas, e reconhecer como se atualizam na novela das oito da Rede Globo.

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Publicado

2005-12-01