Comunicação e automação no metrô de Paris: primeiras interfaces

Autores/as

  • Janice Caiafa Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.22409/contracampo.v0i30.671

Palabras clave:

Processos Comunicativos, Inovação Tecnológica, Metrô.

Resumen

Este texto apresenta alguns resultados da pesquisa que realizo sobre a reconfiguração dos circuitos comunicacionais na Linha 14 e na Linha 1 do metrô de Paris, as duas linhas da rede em que a condução dos trens é totalmente automatizada. A automação integral da condução trouxe consigo a introdução de um novo modelo organizacional que tende a se generalizar para todo o sistema e que implica uma redistribuição da presença humana, junto com a maquínica. Aqui examinamos as ressonâncias dessas mudanças nas primeiras interfaces que o usuário precisa construir, à entrada do metrô, para poder viajar. Tentamos elucidar as modalidades comunicativas que acompanham a divisão de trabalho particular entre humanos e máquinas que parece ter se estabelecido ali, em parte como resultado dessas interferências no meio sociotécnico do metrô.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Janice Caiafa, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutora em antropologia pela Cornell University, E.U.A., Professora Associada da Escola de Comunicação da UFRJ e pesquisadora do CNPq. Pesquisadora convidada do Centre de Sociologie de l'Innovation da École Nationale Supérieure des Mines de Paris, com o apoio da CAPES.

##submission.downloads##

Publicado

2014-08-31