Mídias Sociais e a Esfera Pública

Autores/as

  • Christian Fuchs University of Westminster

DOI:

https://doi.org/10.22409/contracampo.v34i3.912

Palabras clave:

mídia social, internet, esfera pública, Jürgen Habermas, economia política, mídia a serviço do público.

Resumen

A mídia social tornou-se um termo chave em Estudos de Mídia e de Comunicação e no discurso público por caracterizar plataformas como Facebook, Twitter, YouTube, Wikipedia, LinkedIn, Wordpress, Blogspot, Weibo, Pinterest, Foursquare e Tumblr. Este artigo discute o papel do conceito da esfera pública para entender a mídia social criticamente. Vai contra a interpretação idealista de Habermas e a favor do entendimento cultural-materialista do conceito de esfera pública, baseado na economia política. Analisa que a noção original de Habermas deveria ser mais bem entendida como um método de crítica intrínseca do que algo que criticamente escrutiniza os limites da mídia e da cultura com base em relações de poder e econômica política. O artigo introduz um modelo teórico de mídia a serviço do público e o usa como base para identificar três antagonismos da esfera da mídia social contemporânea, nas áreas da economia, estado e sociedade civil. A conclusão é a de que esses limites só podem ser superados se a colonização do mundo da mídia social for enfrentada politicamente, para que a mídia social e a internet possam se tornar serviços públicos e bens comuns de mídia.

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Biografía del autor/a

Christian Fuchs, University of Westminster

Professor of Social Media University of Westminster Communication and Media Research Institute, Centre for Social Media Research School of Media, Arts and Design

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Publicado

2015-12-29