Mídias Sociais e a Esfera Pública

Autores

  • Christian Fuchs University of Westminster

DOI:

https://doi.org/10.22409/contracampo.v34i3.912

Palavras-chave:

mídia social, internet, esfera pública, Jürgen Habermas, economia política, mídia a serviço do público.

Resumo

A mídia social tornou-se um termo chave em Estudos de Mídia e de Comunicação e no discurso público por caracterizar plataformas como Facebook, Twitter, YouTube, Wikipedia, LinkedIn, Wordpress, Blogspot, Weibo, Pinterest, Foursquare e Tumblr. Este artigo discute o papel do conceito da esfera pública para entender a mídia social criticamente. Vai contra a interpretação idealista de Habermas e a favor do entendimento cultural-materialista do conceito de esfera pública, baseado na economia política. Analisa que a noção original de Habermas deveria ser mais bem entendida como um método de crítica intrínseca do que algo que criticamente escrutiniza os limites da mídia e da cultura com base em relações de poder e econômica política. O artigo introduz um modelo teórico de mídia a serviço do público e o usa como base para identificar três antagonismos da esfera da mídia social contemporânea, nas áreas da economia, estado e sociedade civil. A conclusão é a de que esses limites só podem ser superados se a colonização do mundo da mídia social for enfrentada politicamente, para que a mídia social e a internet possam se tornar serviços públicos e bens comuns de mídia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Christian Fuchs, University of Westminster

Professor of Social Media University of Westminster Communication and Media Research Institute, Centre for Social Media Research School of Media, Arts and Design

Downloads

Publicado

2015-12-29