Natureza, paisagem e representação na fotografia de Claudia Jaguaribe
DOI:
https://doi.org/10.22409/contracampo.v36i1.956Palabras clave:
Fotografia, Arte, Paisagem, Documento, Representação.Resumen
Este artigo discute a construção das imagens de natureza nas fotografias de paisagem da artista visual Claudia Jaguaribe. Para tanto, o texto analisará cinco trabalhos da série “Quando eu vi” (2007-2008), por meio dos quais observaremos os procedimentos realizados pela artista para construir suas imagens e problematizar a noção de “natureza” e de “paisagem”. Os questionamentos da artista inscrevem-se nas discussões realizadas atualmente na arte contemporânea, onde a fotografia é tratada como artefato e a paisagem, mais do que simplesmente resultado de um processo de documentar lugares e coisas, um dispositivo conceitual que modula nossas percepções e relações com os espaços naturais e construídos.Descargas
Citas
AUTOR. Artigo. Revista X (Online), v. 17, 2014, p. 1-16.
ALZUGARAY, Paula. [2010]. Aqui é o fim do mundo. Revista Isto é. Artes Visuais, N° Edição: 2146. Disponível online: http://www.istoe.com.br/reportagens/116420_AQUI+E+O+FIM+DO+MUNDO. Acesso em 22/04/2016.
BENJAMIN, Walter. Origem do Drama Barroco Alemão. São Paulo: Brasiliense, 2011.
CAUQUELIN, Anne. A invenção da paisagem. São Paulo: Martins Fontes, 2009.
CRARY, Jonathan. Suspensões da percepção. São Paulo: CosacNaify, 2013.
DELOGU, Marco. [2008]. Quando eu vi. Texto de exposição. Disponível online: http://www.claudiajaguaribe.com.br/en/obra/quando-eu-vi-2007-2008/. Acesso em 22/04/2016.
DIDI-HUBERMAN, Georges. Imagens apesar de tudo. Lisboa, KKYM, 2012.
________________________. Diante do tempo. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2015.
FABRIS, Anna Teresa. O desafio do olhar: fotografia e artes visuais no período das vanguardas históricas, vol. 1. São Paulo: Martins Fontes, 2011.
FERNANDES, Manuel Luis. A Fotomontagem no Século XIX: da mecânica à narratologia. In Revista Rhêtorikê. n. 4., 2012. pp. 37-76.
FRIED, Michael. Why Photography matters as art as never before. 4th ed. New Haven and London: Yale University Press, 2012.
FREUND, Gisele. Fotografia e sociedade. Lisboa: Vega, 1989.
GALASSI, Peter. Before Photography: Painting and the invention of Photography. New York: The Museum of Modern Art, 1981, pp. 11-18.
LATOUR, Bruno. Reagregando o social: uma introdução à teoria do ator-rede. Salvador: EDUFBA-EDUSC, 2012.
MICHAELS, Walter Benn. Photograph and Fossils. In ELKINS, James (Org.) Photography Theory. Routledge: New York and London, 2007.
POIVERT, Michel. La Photographie Contemporaine. Paris: Flammarion, 2010.
RANCIERE, Jacques. A partilha do sensível: estética e política. Rio de Janeiro: Ed. 34, 2009).
##submission.downloads##
Publicado
Número
Sección
Licencia
Os autores retêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de publicar o seu trabalho pela primeira vez sob a licença Creative Commons (CC-BY), que permite o intercâmbio de obras e reconhecimento de autoria na revista.