Natureza, paisagem e representação na fotografia de Claudia Jaguaribe

Autores/as

  • Fernando Nascimento Gonçalves Uerj

DOI:

https://doi.org/10.22409/contracampo.v36i1.956

Palabras clave:

Fotografia, Arte, Paisagem, Documento, Representação.

Resumen

Este artigo discute a construção das imagens de natureza nas fotografias de paisagem da artista visual Claudia Jaguaribe. Para tanto, o texto analisará cinco trabalhos da série “Quando eu vi” (2007-2008), por meio dos quais observaremos os procedimentos realizados pela artista para construir suas imagens e problematizar a noção de “natureza” e de “paisagem”. Os questionamentos da artista inscrevem-se nas discussões realizadas atualmente na arte contemporânea, onde a fotografia é tratada como artefato e a paisagem, mais do que simplesmente resultado de um processo de documentar lugares e coisas, um dispositivo conceitual que modula nossas percepções e relações com os espaços naturais e construídos.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Fernando Nascimento Gonçalves, Uerj

Doutor em Comunicação pela ECO-UFRJ (2003) com pós-doutorado em sociologia pela Universidade René Descartes, Paris V- Sorbonne (2008). Atualmente é professor da Faculdade de Comunicação Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, habilitação Relações Públicas. Atua nas áreas de comunicação, arte, fotografia, tecnologia, sociabilidade e produção subjetiva.

Citas

AUTOR. Artigo. Revista X (Online), v. 17, 2014, p. 1-16.

ALZUGARAY, Paula. [2010]. Aqui é o fim do mundo. Revista Isto é. Artes Visuais, N° Edição: 2146. Disponível online: http://www.istoe.com.br/reportagens/116420_AQUI+E+O+FIM+DO+MUNDO. Acesso em 22/04/2016.

BENJAMIN, Walter. Origem do Drama Barroco Alemão. São Paulo: Brasiliense, 2011.

CAUQUELIN, Anne. A invenção da paisagem. São Paulo: Martins Fontes, 2009.

CRARY, Jonathan. Suspensões da percepção. São Paulo: CosacNaify, 2013.

DELOGU, Marco. [2008]. Quando eu vi. Texto de exposição. Disponível online: http://www.claudiajaguaribe.com.br/en/obra/quando-eu-vi-2007-2008/. Acesso em 22/04/2016.

DIDI-HUBERMAN, Georges. Imagens apesar de tudo. Lisboa, KKYM, 2012.

________________________. Diante do tempo. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2015.

FABRIS, Anna Teresa. O desafio do olhar: fotografia e artes visuais no período das vanguardas históricas, vol. 1. São Paulo: Martins Fontes, 2011.

FERNANDES, Manuel Luis. A Fotomontagem no Século XIX: da mecânica à narratologia. In Revista Rhêtorikê. n. 4., 2012. pp. 37-76.

FRIED, Michael. Why Photography matters as art as never before. 4th ed. New Haven and London: Yale University Press, 2012.

FREUND, Gisele. Fotografia e sociedade. Lisboa: Vega, 1989.

GALASSI, Peter. Before Photography: Painting and the invention of Photography. New York: The Museum of Modern Art, 1981, pp. 11-18.

LATOUR, Bruno. Reagregando o social: uma introdução à teoria do ator-rede. Salvador: EDUFBA-EDUSC, 2012.

MICHAELS, Walter Benn. Photograph and Fossils. In ELKINS, James (Org.) Photography Theory. Routledge: New York and London, 2007.

POIVERT, Michel. La Photographie Contemporaine. Paris: Flammarion, 2010.

RANCIERE, Jacques. A partilha do sensível: estética e política. Rio de Janeiro: Ed. 34, 2009).

Publicado

2017-04-25