Minha língua é minha pátria? A circulação de artistas “multiculturais” na cena dos festivais na cidade de Montreal (Canadá)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22409/contracampo.v38i1.28083

Palavras-chave:

Cenas musicais, Cosmopolitismo Estético, Imigração.

Resumo

Esse artigo traz os primeiros resultados de uma pesquisa de pós-doutorado realizado durante seis meses na cidade de Montreal, no Canadá, na McGill University, cujo foco principal é perceber a música como instrumento de inclusão de imigrantes. Nesse trabalho observamos o funcionamento dos festivais como parte do circuito para a circulação desses artistas com o objetivo de difundir sua arte criando um networkingcom produtores, empresários e jornalistas. Tentamos nesse texto trabalhar com a noção de cena musical (STRAW, 2005) em diálogo com cosmopolitismo estético (REGEV, 2013), pensando a música como a ferramenta midiática fundamental para a compreensão dos processos sociais contemporâneos nos espaços urbanos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Nadja Vladi Gumes, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Nadja Vladi é professora adjunta da Universidade Federal do Reconcavo da Bahia e docente permanente do PPGCOM/UFRB.

Referências

BÉLANGER, Anouk. Montréal verniculaire/Montréal spectulaire: dialectique de l’imaginaire urbain. Sociologie et societés, 37, (1), 13-34. Montreal: Les Presses de L’université de Montréal, 2005.

BENESSAIEH, Afef. Multiculturalism, Interculturality, Transculturality. In Benessaieh, Afef. Transcultural Americas/Amériques Transculturelles. Otawa: Les Presses de l’Université d’Ottawa, 2010.

CASEMAJOR, Nathalie and STRAW, Will. The Visuality of Scenes: urban cultures and visual scenescapes. Imaginations 7:2. 4-37. DOI: 10.17742/ IMAGE.VOS.7-2.1. Montreal, 2017.

DE CERTEAU, Michel. A invenção do Cotidiano. Petrópolis: Editora Vozes, 2014.

DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Mil Platôs Vol. 2. São Paulo: Editora 34, 1995.

FRITH, Simon. Popular Music: music and identity. USA/Canadá: Routledge, 2004.

HALL, Stuart. Da diáspora: Identidade e Mediações Culturais. Belo Horizonte: Editora UFMG/Humanitas, 2003.

JANOTTI JÚNIOR, Jeder. Rock me like the devil: a assinatura das cenas musicais e das identidades metálicas. Recife: Laboratório de Papel Finíssimo Editora, 2014.

MOUILLOT, François. Constellations Records: punk, pós-rock e música experimental na angloboemia de Montreal. In: FERNANDES, Cíntia Sanmartin e HERSCHMANN, Micael (Orgs). Cidades Musicais: comunicação, territorialidade e política. Porto Alegre: Editora Sulinas, 2018.

PARRY, Benita. The Contraditions of Cultural Studies. Transition 53. Pags. 37- 45. Indiana University Press, 1991.

PIETROBRUNO, Sheenagh. Salsa and its Transnational Moves. Lexington Books, Oxford, 2006.

PHYSTON, Angela. Mapeando o Pós-Colonialismo e os Estudos Culturais na América Latina. Recife. Revista Anpoll, n. 10, pg 23-43, jan/jun, 2001.

RANCIÈRE, Jacques. A Partilha do Sensível: estética e política. São Paulo: Editora 34, 2005.

REGEV, Motti. Pop-rock Music. Aesthetic Cosmopolitanism in Late Modernity. Cambridge: Polity Press, 2013.

RINCÓN, Omar. O popular na comunicação: culturas bastardas + cidadanias celebrities. REVISTA ECO PÓS - CULTURA POP, V. 19, N.3. Rio de Janeiro: PPGCOM/UFRJ.

SÁ, Simone Pereira de. WILL STRAW: cenas musicais, sensibilidades, afetos e a cidade. In: Gomes, Itania, JANOTTI, Jeder. Comunicação e Estudos Culturais. Salvador: Edufba, 2011.

__________________. Contribuições da Teoria Ator-Rede para a ecologia midiática da música. Contemporânea - comunicação e cultura - v.12, n.03, p. 537-555. Salvador, 2014.

SANTOS, Boaventura de Souza. Para Além do Pensamento Abissal: das linhas globais a uma ecologia dos saberes. In: SANTOS, Boaventura de Souza, MENEZES, Maria Paula. Epistemologias do Sul. Coimbra: Edições Almedina, 2009.

STRAW, Will. Circulation. In Imre Szeman, Sarah Blacker and Justin Sully, editors., Blackwell Companion to Critical and Cultural Theory. Forthcoming, 2017.

_____________. Cena Visíveis e Invisíveis. In Adriana Amaral et al. Mapeando cenas da música pop: cidades, mediações e arquivos - Volume I. 2017. Marca de Fantasia. Paraíba, 2017.

____________. Cultura Scenes: Society and Leisure, v. 27, nº 2. Quebec: Presses de L‘Université Du Quebec, 2005.

____________. Systems of Articulation, Logics of Change: Scenes and Communication in Popular Music. Cultural Studies, v. 5, n. 3, p. 368-388, Oct. 1991.

YÚDICE, George. A conveniência da cultura. Usos da Cultura na Era Global. Belo Horizonte: Editora UFMG/Humanitas, 2004.

Sites:

HAZEL, C.. Musician Lido Pimienta responds to critiscism after asking womwn of color to move to the front at festival. New York: Jezebel, 2017. Acesso em 12/05/2018.

PIMIENTA, L. Lido Pimienta: Singer, songwriter, multi-instrumentalist. Toronto: Now Toronto, 2016. Acesso em 19/11/2017.

WHELLER, B. Polaris Prize winner Lido Pimienta’s life changing moment. Toronto: The Globe and Mail, 2018. Acesso em 11/10/2018.

Publicado

2019-04-29 — Atualizado em 2021-05-01

Versões