Plataformas digitais e uberização: a globalização de um Sul administrado?
DOI:
https://doi.org/10.22409/contracampo.v39i1.38579Palabras clave:
Motoboys, Revendedoras de cosméticos, Sul Global, Trabalho de plataforma, UberizaçãoResumen
Este artigo trata do trabalho de plataforma a partir da definição de uberização. Esta é compreendida como uma nova forma de organização, gerenciamento e controle do trabalho, que se firma como uma tendência global. A novidade catalisada pelas plataformas digitais se refere à um gerenciamento algorítmico que precisa ser mais bem compreendido e analisado É possível perscrutar uma nova forma de controle, que opera na extração e processamento de dados da multidão de trabalhadores, que são então utilizados como meios novos e pouco conhecidos para o gerenciamento do trabalho, informados pela possibilidade de um pleno mapeamento do processo de trabalho (Zuboff, 2018). São analisados: o trabalho de revendedoras de cosméticos para pensar em nas características tipicamente femininas do trabalho que se generalizam; o trabalho de motoboys e sua uberização na cidade de São Paulo.
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