Esta es un versión antigua publicada el 2020-12-24. Consulte la versión más reciente.

A questão indígena e a reescrita da história

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.22409/contracampo.v39i3.40569

Palabras clave:

Documentário, Trauma, História, Povos Indígenas.

Resumen

Martírio (Vincent Carelli, 2016) é um documentário sobre os conflitos entre fazendeiros do agronegócio e os índios Guarani-Kaiowá pela posse de terras no Mato Grosso do Sul. Para compreender esse cenário, o documentário volta ao passado e localiza sua origem por meio de uma multiplicidade imagético-sonora: fotografias, reportagens televisivas, cinejornais, narração em voz over e depoimentos, além do próprio material produzido para o filme. O objetivo deste trabalho é se debruçar sobre este arsenal para testar a hipótese de que Martírio reescreve a história não para “dar a voz” aos índios, mas para explicitar os traumas que se tornaram recorrentes em seu cotidiano.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Gustavo Souza, UNIP

Professor do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Paulista. Doutor em Ciências da Comunicação pela ECA/USP. Mestre em Comunicação e Cultura pela ECO/UFRJ. Graduado em Comunicação Social/Jornalismo pela UFPE. Email: gustavo03@uol.com.br

Citas

ALEXANDER, Jeffrey C. “Toward a theory of cultural trauma”. In: ALEXANDER, Jeffrey C. et. al. (orgs.). Cultural trauma and collective identity. Berkeley: University of California Press, 2004.

APREA, Gustavo. “A memória visual do genocídio”. In: YOEL, Gerardo (org.). Pensar o cinema – imagem, ética e filosofia. São Paulo: Cosac Naify, 2015.

BENJAMIN, Walter. Obras escolhidas: magia e técnica, arte e política, vol. 1. São Paulo: Brasiliense, 1994.

BRUZZI, Stella. New documentary. 2. ed. Londres: Routledge, 2006.

COMOLLI, Jean-Louis. Limpeza espetacular das imagens passadas. Eco-Pós, v. 20, n. 2, 2017.

CUNHA, Manuela Carneiro da. Índios na Constituição. Novos Estudos CEBRAP, vol. 37, n. 3, 2018.

GERVAISEAU, Henri. “Imagens do passado: noções e usos contemporâneos”. In: MORETTIN, Eduardo; NAPOLITANO, Marcos; KORNIS, Mônica (orgs.). História e documentário. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2012.

GUIMARÃES, César. “As imagens do Guarani e Kaiowá resistem”. In: BRANDÃO, Alessandra Soares; SOUSA, Ramayana Lira de (orgs.). A sobrevivência das imagens. Campinas: Papirus, 2015.

KAPLAN, Ann Kaplan e WANG, Ban. Trauma and cinema – Cross Cutlural Explorations. Hong Kong: Hong Kong University Press, 2004.

KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. São Paulo: Companhia das Letras, 2019.

LEANDRO, Anita. A voz inaudível dos arquivos. In: SOUZA, Gustavo et. al. (orgs.). XV Estudos Socine. São Paulo: Socine, 2012, vol. 1, p. 27-37.

NICHOLS, Bill. Representing reality. Bloomington: Indiana University Press, 1991.

_______. Introdução ao documentário. Campinas: Papirus, 2005.

_______. “The question of evidence, the power of rhetoric and documentary film”. In: AUSTIN, Thomas & JONG, Wilma de (orgs.) Rethinking documentary: new” perspectives, new practices. Londres: Open University Press, 2008.

MORETTIN, Eduardo. “Acervos fílmicos, imagem-documento e cine de arquivo: cruzamentos históricos”. In: BRANDÃO, Alessandra Soares; SOUSA, Ramayana Lira de (orgs.). A sobrevivência das imagens. Campinas: Papirus, 2015.

MUNSTERBERG, Hugo. “As emoções”. In: XAVIER, Ismail. (org.). A experiência do cinema. Rio de Janeiro: Graal, 1983.

SMAIL, Belinda. The documentary: politics, emotion, culture. Londres: Palgrave Macmillan, 2010.

SMELSER, Neil J. “Psychological trauma and cultural trauma”. In: ALEXANDER, Jeffrey C. et. al. (orgs.). Cultural trauma and collective identity. Berkeley: University of California Press, 2004.

##submission.downloads##

Publicado

2020-12-24

Versiones