PRODUÇÃO DE UMA NARRATIVA COMPLEXA: as estratégias utilizadas no webdocumentário Jovens e as Imagens – Relatos e Experiências em 360 Graus
DOI:
https://doi.org/10.22409/contracampo.v0i0.42218Palabras clave:
Webdocumentário, Imagens em 360 Graus, Transmídia, Narrativa complexa, Narrativa interativa.Resumen
Na contramão da efervescência de conceitos que caracterizam as narrativas audiovisuais digitais, a aplicabilidade ainda é desafiadora, sobretudo pelo desconhecimento de técnicas e meios que possibilitem sua criação por amadores. Assim, considerando essa realidade, o presente artigo busca demonstrar caminhos que envolvem a produção de uma narrativa interativa, imersiva e transmídia, a partir de recursos gratuitos disponíveis na Web. Para tal, une teoria e prática, fornecendo reflexões sobre o processo criativo do webdocumentário “Jovens e as Imagens - Relatos e Experiências em 360 Graus”. Espera-se que os resultados alcançados possam contribuir para a pesquisa e desenvolvimento de obras audiovisuais de não-ficção na web, com destaque para aquelas 360 graus.
Descargas
Citas
ARROYAVE, Carlos Obando. El documental interactivo y transmídia: el desafio de contar historias desde lo local. In: ANGELUCI, Alan César Belo (org.). Comunicação transmídia. Porto Alegre: EDIPUCRS, UCSC, 2016. 236 p. Disponível em: http://www.pucrs.br/edipucrs. Acesso em: 13 jul. 2018.
BROWN, Andy. User Testing Subtitles for 360° Content. Research & Development Blog. 26 out. 2017. Disponível em: https://www.bbc.co.uk/rd/blog/2017-10-subtitles-360-video-virtual-reality-vr. Acesso em: 12 nov. 2019.
CAMPOS, Ricardo. Juventude e visualidade no mundo contemporâneo: uma reflexão em torno da imagem nas culturas juvenis. Sociologia, Problemas e Práticas, n.º 63, 2010, pp. 113-137.
CLAREMONT, Ben. A beginner´s guide to tiny planet photography. Third edition. NSW, Austrália, 2019.
COSTA, Luciano Gonçalves da. Jornalismo imersivo de realidade virtual: aspectos teóricos e técnicos para um modelo narrativo. 2017. Dissertação (Mestrado em Jornalismo) - Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Jornalismo, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2017. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/183624. Acesso em: 12 nov. 2019.
GIFREU-CASTELLS, Arnau. Desenvolvimento atual do documentário interativo e transmídia nas Américas, Europa e Austrália. In: PAZ, André; GAUDENZI, Sandra (org.). Bug: narrativas interativas e imersivas. 1. ed. Rio de Janeiro: Automática, 2019. pp. 60-71. Disponível em: https://issuu.com/bug404/docs/paz_e_gaudenzi_bug_2019_pt. Acesso em: 12 nov. 2019.
GOSCIOLA, Vicente. Roteiro para as novas mídias: do game à TV interativa. São Paulo: Editora Senac São Paulo, 2003.
JENKINS, Henry. Cultura da convergência. 2ª ed. São Paulo: Aleph, 2009.
LONGHI, Raquel Ritter; PEREIRA, Sílvio da Costa. Do panorama à Realidade Virtual: como o ciberjornalismo está criando narrativas imersivas. In: Alaic 2016, Cidade do México. Memorias XIII Congreso Latinoamericano de Investigadores de la Comunicación. Cidade do México: Universidad Autónoma Metropolitana, 2016, p. 165-172. Disponível em: https://goo.gl/ZktXXp. Acesso em: 16 nov. 2019.
LONGHI, Raquel. Jornalismo imersivo e narrativas complexas. Videoconferência publicada pelo canal MEISTUDIES Media Ecology and Image Studies. 26 set. 2019. 1 vídeo (25 min. e 20 seg.). Disponível em: https://youtu.be/pUu8vWYoc_U. Acesso em: 7 dez. 2019.
LOVATO, Anahí. Plantilla para diseño de narrativas transmedia. Dirección de Comunicación Multimedial de la Universidad Nacional de Rosario. 2018. Disponível em: http://writetransmedia.org/plantilla/. Acesso em: 08 nov. 2019.
NICHOLS, Bill. Introdução ao Documentário. São Paulo: Papirus, 2005.
PAZ, André; JUCÁ, Mayra. O cenário inovador das narrativas interativas e imersivas. In: PAZ, André; GAUDENZI, Sandra (org.). Bug: narrativas interativas e imersivas. 1. ed. Rio de Janeiro: Automática, 2019. pp. 8-17. Disponível em: https://issuu.com/bug404/docs/paz_e_gaudenzi_bug_2019_pt. Acesso em: 12 nov. 2019.
PAZ, André; MACIEL; Kátia Augusta. Além das interfaces: conceitos e obras fundamentais de narrativas interativas. In: PAZ, André; GAUDENZI, Sandra (org.). Bug: narrativas interativas e imersivas. 1. ed. Rio de Janeiro: Automática, 2019. pp. 44-59. Disponível em: https://issuu.com/bug404/docs/paz_e_gaudenzi_bug_2019_pt. Acesso em: 12 nov. 2019.
PAZ, André; SALLES, Julia. Brasil, mostra a sua cara: aproximações ao cenário brasileiro de documentários interativos. Revista Doc On Line, n. 18, setembro de 2015. pp. 130-165. Disponível em: www.doc.ubi.pt. Acesso em: 7 jun. 2018.
RENÓ, Denis. Interfaces e linguagens para o documentário transmídia. Fonseca, Journal of Communication – Monográfico 2, 2013, pp. 204-225.
RENÓ, Denis; FLORES; Jesús. Periodismo Transmedia. Nova edição atualizada. Ria Editorial, 2018. 106 p. Livro digital, PDF. ISBN 978-989-54155-2-6. Disponível em: http://wp.reno.com.br/index.php/periodismo-transmedia/. Acesso em: 05 jul. 2018.
SALLES, Julia; RUGGIERO, María Laura. Narrativas imersivas: imaginando múltiplas realidades. In: PAZ, André; GAUDENZI, Sandra (org.). Bug: narrativas interativas e imersivas. 1. ed. Rio de Janeiro: Automática, 2019. pp. 82-91. Disponível em: https://issuu.com/bug404/docs/paz_e_gaudenzi_bug_2019_pt. Acesso em: 12 nov. 2019.
VEER. About VeeR: leading global VR content platform, c2019. Disponível em: https://veer.tv/about-us. Acesso em: 24 out. 2019.
##submission.downloads##
Publicado
Versiones
- 2021-02-03 (2)
- 2020-12-24 (1)
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2020 Revista Contracampo
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Os autores retêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de publicar o seu trabalho pela primeira vez sob a licença Creative Commons (CC-BY), que permite o intercâmbio de obras e reconhecimento de autoria na revista.