O Jogador da iSaúde:

gamificação como estratégia biopolítica

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.22409/contracampo.v40i3.50256

Palabras clave:

Comunicação e Consumo; Gamificação; Biopolítica; iSaúde.

Resumen

Neste artigo, abordamos a apropriação de estratégias de games pelo mercado da saúde, tendo como objetivo problematizar a gamificação como uma estratégia biopolítica. Nesta perspectiva, procuramos entender como as dinâmicas gamificadas mobilizam “convocações biopolíticas” (PRADO, 2013), que produzem subjetividades características de sujeitos neoliberais. Para tanto, utilizamos o website do Labi Exames como material empírico que exemplifica o uso de estratégias de gamificação no mercado da saúde. Quanto à fundamentação teórica, mobilizamos estudiosos da biopolítica, da biomedicalização, da “filosofia neoliberal” e da gamificação – por meio dos quais caracterizamos a “iSaúde” como um contexto marcado pelo deslocamento do poder-saber médico, pelo incentivo ao autodiagnóstico e pela preponderância dos discursos neoliberais no cuidado com o corpo.

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Biografía del autor/a

Tânia M. C. Hoff, Escola Superior de Propaganda e Marketing

Docente do Programa de Pós-graduação em Comunicação e Práticas de Consumo pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM/SP). Doutora em Letras pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (USP). E-mail: thoff@espm.br.

Ana Catarina Holtz, Escola Superior de Propaganda e Marketing

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Práticas de Consumo da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM-SP). Mestre em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP e Bacharel em Publicidade e Propaganda pela ESPM-SP. Pesquisadora integrante do Grupo de Pesquisa “Comunicação, Discursos e Biopolíticas do Consumo” (ESPM/CNPq). Bolsista PROSUP/CAPES. E-mail: anacholtz89@gmail.com

Lucas L. Fraga, Escola Superior de Propaganda e Marketing

Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Práticas de Consumo da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM-SP), com bolsa Capes/PROSUP. Mestre em Comunicação e Práticas de Consumo pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM-SP), com bolsa Capes/PROSUP. Pesquisador integrante do Grupo de Pesquisa “Comunicação, Discursos e Biopolíticas do Consumo” (ESPM/CNPq). E-mail: lucaslf.fraga@gmail.com.

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Publicado

2021-12-30