“Não basta ser pai, tem que participar”? Presenças e ausências do masculino no cuidado com os filhos em anúncios de produtos para bebês no Instagram

Presence and absence of men in childcare in baby product ads on Instagram

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.22409/contracampo.v41i3.53494

Palabras clave:

Comunicação, Instagram, Publicidade, Gênero, Parentalidade

Resumen

O que propagandas de produtos para bebês dizem sobre o lugar de pais e mães no cuidado com os filhos? Este texto delineia alguns aspectos da questão a partir de uma perspectiva de gênero, pautado no trabalho de Corrêa (2011). Foram analisadas 423 postagens de produtos das marcas Huggies e Neslac na rede social Instagram, entre janeiro de 2020 e dezembro de 2021, destacando a representação de pais e mães. A análise sugere que (a) pais aparecem em 19 posts, 4,49% do total; (b) sua presença está associada à diversão; (c) apenas uma imagem mostra o pai cuidando do bebê. Embora o lugar de mulheres e homens esteja mudando, a adaptação da publicidade a esse contexto ainda é tímida. Esses dados são analisados a partir de estudos de gênero e identidade.

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Biografía del autor/a

Luis Mauro Sa Martino, Faculdade Cásper Líbero

Professor no PPG em Comunicação da Faculdade Cásper Líbero - SP.  Doutor em Ciências Sociais pela PUC-SP.

Carolina Tonussi, Faculdade Cásper Líbero

Mestra em Comunicação pelo PPG em Comunicação da Faculdade Cásper Líbero

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Publicado

2022-12-29