“Não basta ser pai, tem que participar”? Presenças e ausências do masculino no cuidado com os filhos em anúncios de produtos para bebês no Instagram

Presence and absence of men in childcare in baby product ads on Instagram

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22409/contracampo.v41i3.53494

Palavras-chave:

Comunicação, Instagram, Publicidade, Gênero, Parentalidade

Resumo

O que propagandas de produtos para bebês dizem sobre o lugar de pais e mães no cuidado com os filhos? Este texto delineia alguns aspectos da questão a partir de uma perspectiva de gênero, pautado no trabalho de Corrêa (2011). Foram analisadas 423 postagens de produtos das marcas Huggies e Neslac na rede social Instagram, entre janeiro de 2020 e dezembro de 2021, destacando a representação de pais e mães. A análise sugere que (a) pais aparecem em 19 posts, 4,49% do total; (b) sua presença está associada à diversão; (c) apenas uma imagem mostra o pai cuidando do bebê. Embora o lugar de mulheres e homens esteja mudando, a adaptação da publicidade a esse contexto ainda é tímida. Esses dados são analisados a partir de estudos de gênero e identidade.

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Biografia do Autor

Luis Mauro Sa Martino, Faculdade Cásper Líbero

Professor no PPG em Comunicação da Faculdade Cásper Líbero - SP.  Doutor em Ciências Sociais pela PUC-SP.

Carolina Tonussi, Faculdade Cásper Líbero

Mestra em Comunicação pelo PPG em Comunicação da Faculdade Cásper Líbero

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Publicado

2022-12-29