Checagens sobre a covid-19 e enquadramento temático nas agências Fato ou Fake e Lupa

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.22409/contracampo.v42i3.59028

Palabras clave:

Checagem de fatos, Desinformação, Fake news, Covid-19

Resumen

Este artigo, que integra uma pesquisa mais ampla, busca identificar quais são os padrões de fake news propagadas no processo de desinformação sobre a covid-19 e avaliadas pelas agências brasileiras de fact-checking Fato ou Fake e Lupa. Para isso, consideram-se as estratégias de espalhamento das informações falsas sobre a covid-19 no período de janeiro até setembro de 2020. Como metodologia, utilizamos parte dos procedimentos associados às análises do enquadramento midiático, focando sobretudo nas temáticas e etiquetas das informações checadas. Dos assuntos mais recorrentes na desinformação avaliada pelas agências, pode-se dizer que Política e Morte foram as duas principais, seguidas de perto por temáticas relacionadas à cura e à prevenção, envolvendo ainda as personalidades. A alta frequência de Política revela a polarização ideológica que se vive no Brasil, resvalando até numa crise sanitária global como a pandemia do novo coronavírus.

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Biografía del autor/a

Allysson Martins, Universidade Federal de Rondônia

Professor e coordenador do Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCoM) e coordenador do MíDI - Laboratório de Mídias Digitais e Internet na Universidade Federal de Rondônia (UNIR). Doutor e mestre em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela UFBA. E-mail: allyssonviana@unir.br

Juliana Teixeira, Universidade Federal do Piauí

Professora do Programa de Pós-graduação em Comunicação na Universidade Federal do Ceará e do Departamento de Comunicação Social na Universidade Federal do Piauí. Doutora em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela Universidade Federal da Bahia e em Ciências da Comunicação pela Universidade da Beira Interior.

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Publicado

2023-12-27