Games “Customizados” e o Desenvolvimento de Habilidades Cognitivas Específicas: Criatividade, Sociabilidade E Capacitação Técnica Na Cibercultura

Auteurs

  • José Carlos Messias Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Alessandra Maia Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Vinicius David de Lima Mello Universidade do Estado do Rio de Janeiro

DOI :

https://doi.org/10.22409/contracampo.v1i24.214

Mots-clés :

games, cognição, pirataria.

Résumé

Partindo da percepção de que a “customização” de games tem uma relação direta com as ideias de Cognição Distribuída (Hutchins, 2000) e Atividade Ergódica (Aarseth, 1997), busca-se analisar, a partir de comunidades de compartilhamento dos jogos “Pro Evolution Soccer”, “Guitar Hero” e “World of Warcraft”, como a pirataria pode ser entendida além da mera apropriação de um conteúdo alheio para fins próprios, sendo uma tentativa de aproximar, muitas vezes, um produto da cultura local do jogador.

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Biographies des auteurs

  • José Carlos Messias, Universidade Federal do Rio de Janeiro
    Doutorando do Programa de Pós-Graduação da Escola de Comunicação da UFRJ. Mestre em Comunicação pelo Programa de PósGraduação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (PPGCom/UERJ). Integrante do grupo de pesquisa Comunicação, Entretenimento e Cognição (Cibercog) do Programa de Pós-Graduação da Uerj.
  • Alessandra Maia, Universidade do Estado do Rio de Janeiro
    Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da UERJ. do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Pesquisadora do Laboratório de Pesquisa em Comunicação, Entretenimento e Cognição (Cibercog) do Programa de Pós-Graduação da UERJ. Estudante de Relações Públicas e graduada em jornalismo pela FCS/UERJ.
  • Vinicius David de Lima Mello, Universidade do Estado do Rio de Janeiro
    Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da UERJ. Integrante do grupo de pesquisa Comunicação, Entretenimento e Cognição (Cibercog) do Programa de Pós-Graduação da Uerj.

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Publiée

2012-08-07

Numéro

Rubrique

Ensaios Temáticos