Alimentação e mídia: uma revisão teórica sob a luz da teoria da midiatização

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22409/contracampo.v38i3.28219

Palavras-chave:

Cultura Alimentar, Midiatização, Práticas Midiáticas, Mídia alimentar

Resumo

Este artigo visa articular um panorama sobre pesquisas  recentes desenvolvidas no campo da comunicação e dos estudos midiáticos que tem as culturas alimentares como principal objeto de pesquisa. A partir de uma discussão inicial sobre o papel da alimentação como objeto de estudo nos campos supramencionados, apresentamos uma leitura crítica da literatura acadêmica que explora as transformações nas culturas alimentares promovidas pelo chamado processo de midiatização da cultura e sociedade, a partir de três blocos temáticos que dialogam entre si: mediação do conhecimento culinário; consumo alimentar midiatizado, e distinção social e capitais midiáticos.

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Biografia do Autor

Nicolás Llano Linares

Graduado em Publicidade pela Universidad de Bogotá Jorge Tadeo Lozano (Revalidado pela Universidade de São Paulo: Bacharel em Comunicação Social. Habilitação Publicidade e Propaganda). Mestre (2012) e Doutor (2017) em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo, na linha de pesquisa Consumos e Usos Midiáticos nas Práticas Sociais. Fez parte do programa de pesquisa internacional da Copenhagen University nos departamentos de Ciências Sociais e Cinema & Mídia durante o doutorado (2014-2015). Cursou o programa Code Societies, na School of Poetic Computation (New York, 2018). Autor do livro 5-5 (Salvaje, 2016) e co-editor de Comunicação & Antropologia Visual (Inmod, 2014). Atualmente é roteirista e produtor associado do Sesc em Cartaz e Analista de Marketing do periódico de tradução literária Asymptote. Faz parte do GESC3 - Grupo de Estudos Semióticos em Comunicação, Cultura e Consumo (ECA-USP) e atua como tradutor e revisor de texto para diferentes editoras e instituições culturais e artísticas.

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Publicado

2019-11-01